Seguimento Litoral Centro - Julho 2022

Continuo a achar que o IPMA não teria uma estação no mapa que estivesse mal instalada e com dados inflacionados e muito menos a ter registos diários como esta tem.
Mas pronto, eu referi que localmente poderiam ter sido atingidos os valores que estavam previstos e não na generalidade. Além disso, a previsão da máxima para Lisboa hoje foi retificada para 38ºC.
O @Jorge_scp referiu isto no seguimento livre:
Não seria a primeira vez, a estação do Cabo da Roca está instalada como está...

Últimos registo horários. O das 17h deverá iniciar a descida, mas em algumas estações chega a ser o mais elevado:

LcHjncd.jpg
08wiNd6.jpg

Cuz7fck.jpg
GcDXHdX.jpg

Coruche 39,9ºC
Pegões 40,0ºC

Não seria a primeira vez, a estação do Cabo da Roca está instalada como está...
Exatamente. E o facto de a estação das Amoreiras registar sempre uma temperatura máxima 2°C/3°C acima da estação do Geofísico, sendo que distam 1km uma da outra, é também no mínimo suspeito.

Eu quero é saber onde é que o IPMA foi buscar os 39°C de hoje para Lisboa. ECMWF, AROME e GFS pouco passam dos 36°C. :intrigante:
Nas amoreiras às 16h a estação registou 37.6ºC, suponho que a máxima deva ter rondado os 38ºC (previsão de temperatura máxima de hoje). Não vi como foram as temperaturas noutras estações da cidade de Lisboa, mas os modelos sempre apontaram entre 36-38ºC. Talvez o IPMA considere o efeito de ilha de calor, tal como disse o @Duarte Sousa

Última edição:
Hoje a máxima andou entre os 34 e os 35ºC na zona, um claro contraste com o dia de ontem, que teve uma máxima inferior em mais de 10ºC. Entretanto a noite segue bem abafada, com céu limpo e uma temperatura que ainda anda nos 30ºC por estas horas. Isto já começa a parecer, de certa forma, aquela vaga de calor de agosto de 2018... :hehe:

Os próximos dias serão um autêntico forno por aqui. Veremos o que acontece! :calor: