Seguimento Litoral Centro - Julho 2022

Boa noite,
Os últimos dias têm sido a frescura antes da calmaria... Por causa do vento de oeste/noroeste, o tempo tem estado mais fresco e por vezes algo enevoado de manhã e à noite. De facto nem parece que estamos literalmente à porta duma vaga de calor brutal, com temperaturas próximas de 40ºC previstas para a zona na próxima semana - seria a primeira vez desde 2018 se os quarentas fossem atingidos. :shocking: :calor:

Entretanto esta noite segue fresquinha, com 16,4ºC neste momento. Será muito possivelmente a última noite fresca dos últimos tempos, logo estou a aproveitar para ter a janela aberta agora. Apesar de ter um sistema de arrefecimento em casa, a realidade é que a temperatura aqui no meu espaço é superior a 25ºC, tendo registado uma subida significativa na primeira semana de julho sem qualquer tipo de vaga de calor! Os próximos dias serão duros, e desta vez não tenho como fugir para o Sotavento Algarvio porque vou estar a trabalhar... :buh:
 
há pouco conseguia ver a célula da Serra da Estrela mas não dava para tirar foto na altura, agora que estou em casa já desapareceu

Essas foram as únicas células que se avistaram aqui (Póvoa de Santa Iria, Lisboa), de bem longe (cerca de 200 Km), e que alguns minutos antes tiveram estes ecos na encosta sudoeste da Estrela (vale de Unhais da Serra):

RNrytzv.jpg


CJADJTa.jpg


fbRrSBP.jpg


h6BvwTm.jpg


Jh4oevu.jpg



ynSjAOP.jpg
I9to37g.jpg
jNaUD4i.jpg
Zll4O5m.jpg
9YmqFHA.jpg
Foi assim a vista daqui.

---

Noite e madrugada novamente com muita humidade. No passeio nocturno pelo bairro estava 17,8ºC com 86%. Os carros estavam todos orvalhados.
Estratos em farrapos corriam de ONO.

Agora em Santa Iria estão 17,0ºC e 94%

A máxima foi novamente muito próxima da registada nos dias anteriores, 30,1ºC; mínima um pouco mais baixa, 16,8ºC.
 
Bom dia,

Em Caneças, aos 300m de altitude, estão 16,0ºC e nevoeiro cerrado.
0,2mm da precipitação provocada pelo nevoeiro.

A novidade é que o vento está fraco/praticamente nulo.
Embora ontem à noite ainda tenha soprado de forma moderada a forte de NO.
 
O dia segue bem fresco e húmido graças a o AC natural de SW...estão apenas 20,8ºC com 89%HR e vento fraco a moderado
Tens sorte, aqui com a serra pela frente não chega cá esse ar fresco. Também não está muito quente, a temperatura ronda os +29ºC.
 
O dia segue bem fresco e húmido graças a o AC natural de SW...estão apenas 20,8ºC com 89%HR e vento fraco a moderado
Um pouco mais quente aqui junto ao Tejo, mas ainda assim bem agradável, graças também ao AC natural de SW.

Baixa.png

Máxima 26.5ºC
 
Boa tarde

O pólo do calor centrado no cotovelo do vale do Tejo, às três da tarde:

iBx0gjP.jpg


Em Santa Iria 32,2ºC. A nortada tentou uma primeira investida um pouco antes, o que fez a temperatura descer duas décimas, mas perdeu para já o duelo com a bolha de calor da lezíria.
Vialonga já teve 33,2ºC, desceu para 32,4ºC; Alverca (Sobralinho) 33,7ºC em subida.
E é este o panorama consistente pelo Tejo acima até aos máximos na zona Tomar/Entroncamento/Constância/Abrantes (37ºC).
 
Boa tarde

Dia novamente com neblina e nortada, a impedir que a temperatura não suba tanto, isto após um início da manhã com nevoeiro.
Era bom que este padrão se mantivesse nos próximos dias.

As previsões são no mínimo assustadoras, não me recordo de um evento tão prolongado como este, espero que os modelos ainda dêem uma valente reviravolta :unsure:

Se fosse inverno, não havia tantos dias seguidos de chuva seguidos com de calor extremo agora, mas enfim é o que temos :hmm: