Seguimento Litoral Centro - Julho 2022

Situação atual

Montijo: 38,9°C
Alcochete: 40,6°C :shocking:

Não se consegue andar na rua com o bafo, embora com a nortada a marcar presença.

Lisboa Amoreiras teve máxima de 41.1 C.

Só pra deixar o registo de Atouguia da Baleia, Peniche...
Hora de almoço 35ºC...
Em Peniche, centro, não vi mas pelo menos as folhas das árvores pareciam abanar um bocadinho (pouco, muito pouco). Já na Atouguia nem uma agulha bulia...

Agora não sei... antes do almoço tb não sei... Valha-me o escritório virado a norte e de construção antiga :pray:

Estou com a porta da varanda aberta e ainda há pouco (cerca de meia hora) notei um aumento substancial do vento, na Atouguia, principalmente no que toca a rajada. Agora parece ter passado, mas notou-se bem.

Inferno invulgar por esta crista de montes sobranceiros ao Tejo e lezíria. O vento de Leste quando sopra traz uma nova lufada de calor.

"Passeio" pelo bairro cerca das 14h30. Sempre à sombra, saída do prédio 37,5ºC depois do refrescante átrio das escadas a cerca de 25ºC.
Ao longo dos prédios, fachada norte, mantém-se abaixo dos 38ºC. Atravessar a rua equivale a apanhar logo com 40ºC que nem medi bem porque o vento de Leste queimava os olhos. Na esquina mais abaixo, 39,2ºC. HR nem sequer baixou dos 23%. Há uns pinheiros mansos bem altos e cheios de pinhas aqui. O crepitar das pinhas a estalar era permanente.
O passeio durou poucos minutos, claro...

Neste momento as estações WU da zona marcam:
41,1ºC em Vialonga
39,2ºC na Escola (HR 5% :shocking:). Os animais da Quintinha (Quinta da Piedade, parque da cidade) devem estar a sofrer...
42,9ºC em Meteo Santa Iria, que continua a extremar em relação às outras estações, talvez derivado de radiação à volta.
38,0ºC em Estacal
39,1ºC em Alverca (alt. 68 m)
42,8ºC em V.F.Xira, como era de esperar.

O panorama para montante ao longo do vale do Tejo é sempre este, mas os quarentas vão tornando-se mais frequentes.

Vou continuar a insistir, não vale a pena seguir a estação das Amoreiras. A estação do Geofísico marcava 37,8°C às 15h, enquanto que a das Amoreiras marcava supostamente 40,1°C. Distam 1km uma da outra...1km! :rolleyes:

Talvez, mas atenção que Geofísico está rodeado da ilha de frescura do Jardim Botânico. O interesse de Amoreiras é de medir o efeito de ilha de calor da cidade, ou seja, mais perto das condições urbanas próprias da grande cidade. O "terreno" urbano desta e outras zonas, entenda-se a diversidade de grandes massas de prédios, tem necessariamente que interferir na diferença de temperaturas de estações próximas. Não são duas estações numa planície, nem sequer numa urbanização contínua e regular, como por exemplo em extensas zonas da margem sul. Lisboa é dos locais mais "acidentados" da região. 2,3ºC é insignificante. No meu bairro tenho diferenças dessas de uma para outra rua ou esquina.

Locais óptimos para veraneio (passe a publicidade):

Cabo Raso :hmm:
Ericeira
Santa Cruz (máxima hoje 29,0ºC :cool: )

j8nxwlQ.jpg
aay5swf.jpg

Cinco da tarde e aqui continua > 39ºC (Escola 39,1ºC)
Vialonga desceu dos 40ºC há minutos. Não detectei mudança no vento aqui mas eólicas estão em andamento, parecem-me viradas para cá (vento ESE :unsure:).
Meteo Santa Iria continua extrema, 43,3ºC.
Alverca passou há pouco pela máxima de 39,7ºC.
Estacal chegou aos 38,3ºC.

Algumas máximas:
Lisboa (Ajuda): 38,3ºC
Lisboa (Geofísico): 38,6ºC
Lisboa (Amoreiras): 41,1ºC
Dois Portos (Torres Vedras): 41,8ºC :eek:
Coruche: 41,7ºC

Última edição: