Seguimento Litoral Centro - Julho 2022

Falei há pouco com a minha mãe que diz que passou um dia insuportável em Samora. A estação de lá registou uma máxima de 39,6 ºC e neste momento ainda 29,8 ºC.

Muito preocupado com o que aí vem... o IPMA prevê uma máxima de 45 ºC para terça-feira. Espero mesmo que este terrível cenário não venha a acontecer, perdoem-me os apaixonados pelas altas temperaturas. Há outras coisas mais importantes em jogo aqui.

aqui vai nos 27.7ºC, pois é ipma a meter 45ºC... (como usa o ecm), o gfs está melhor deixa lá ver...

Por aqui parece que a proximidade ao mar ainda vai ajudando um pouco e só estão 24,2ºC na estação mais próxima, quando em Corroios os termómetros ainda batem os 30ºC por esta hora. Ainda assim está um autêntico bafo... :uau:

Parece que nos próximos dias a temperatura deverá descer ligeiramente, se bem que continuará um calor do caraças, e na segunda teremos um "dia de transição". Depois vem o demo com a sua espada de Volcano! :calor:

Extremos Clima.AML :calor:

Montijo: 25,3°C / 39,0°C
Alcochete: 23,0°C / 40,6°C

Acho muito interessante os valores de Alcochete. Normalmente, Alcochete costuma ser mais fresco que o Montijo devido á maior exposição ao rio Tejo, mas o facto de a estação estar numa zona mais "interiorizada" e descampada a 2km do rio, faz logo uma grande diferença.

Por agora, mais uma noite de ananases com 29,1°C e 26% HR :hehe:
Curioso, que há localidades próximas com temperaturas bem mais baixas e humidade elevada.

Cabo da Roca igual a Portalegre esta noite. :calor: Grandes diferenças:

Cabo da Roca: 30,1°C
Colares: 16°C
Cabo Raso: 23,7°C

É normal já tinha relatado que a instalação não é das melhores, não recebe vento em todos os quadrantes, se estiver vento normalmente os valores registados são quase iguais a todas as outras estações aqui há volta.
Eu estou convencido que a estação está mesmo a dar a temperatura certa, que nem sequer é uma questão de receber radiação directa ou indirecta. O lugar deve efectivamente aquecer mais do que os sítios de outras estações. Cada vez mais compreendo a relatividade das medições de temperatura do ar em meios urbanos. Ao andar por todo o lado com a Kestrel observo diferenças e contrastes superiores aqueles que por vezes encontramos entre estações fixas, mesmo que julgamos próximas. A complexidade da distribuição e variação das temperaturas das massas e correntes de ar no ambiente urbano invalida a ideia de uma homogeneidade mínima. É porque a ideia de "solo" no meio urbano não faz sentido, é preferível registar a temperatura no topo dos edifícios, porque cá em baixo a variabilidade espacial é extrema.

Temperatura anda no sobe e desce, 29.3ºC com 20% de HR.
Nem vale a pena ir já para a cama com este calor e nem pitada de vento:calor:

No passeio nocturno que terminou às 4h, registei já no fim 29,3ºC com 26%, e nem sequer havia uma Lestada para evaporar o suor, nada, calma absoluta. :sweat:
E agora na última meia hora, volta a subir! Na Escola já ia tão promissora nos 26,6ºC e nesta altura... 30,1ºC ! :scared:
Ainda não é hoje que abro as janelas, tento manter a todo o custo os 25-26ºC interiores, mas está difícil.

Entretanto, pasmem: qual é a estação que está a par de Portalegre na temperatura mais elevada da rede IPMA às 4h da madrugada, qual é?
Está ali, meio escondida:

yzdO2lS.jpg

:huhlmao: boas apostas!...