Seguimento Litoral Centro - Julho 2022

Vai lançada essa estação, provavelmente está nalgum sítio bem abrigado dentro da herdade
Toda a zona da Aroeira e Marisol é bem abrigada, pois fica longe do Estuário do Tejo e a oeste existe a formação da Arriba Fóssil, que impede uma parte significativa da brisa marítima de chegar à zona. Não é por acaso que estas bandas são um inferno em situações de lestada, mesmo estando perto da costa! :hehe:

A temperatura na estação da Herdade da Aroeira lá chegou aos 42,4°C, mas entretanto lá veio a nortada e a temperatura caiu, ainda assim não tanto como ontem. Continuam uns "belos" 37,8°C, uma loucura!
A estação do Vale de Cavala, por estar praticamente da Arriba Fóssil e perto da Descida das Vacas, registou "apenas" uma temperatura máxima de 38,0°C. Segue neste momento nos 36,3°C. :calor:

Mais para o interior, há estações amadoras que registam 44°C neste momento, como a do @vortex em Azeitão (se não estou em erro). Um dia histórico e com menos nebulosidade, como eu bem dizia ontem, e pelos piores motivos!!! :surprise:

O vento virou

AC.png

Belas (Quinta Marquês, 245 m): +40ºC!! :shocking: É oficial, pela 2a vez que me lembro a minha zona a passar os 40.

O meu Auriol não largou até aos 41,5ºC na zona do vale onde eu vivo, nunca será oficial como uma estação com RS, mas geralmente estou sempre 1ºC acima da WU da Quinta do Marquês.

Agora a descer com a chegada vento de WNW, o meu Auriol já desceu 3ºC. Esta coisa do LIDL é mesmo das melhores criações do século lol

Algumas máximas (até ao momento) em estações do Litoral Centro e que já quebraram o recorde para julho. Entre parênteses estão os recordes anteriores:
Lousã: 46,3ºC (43,6ºC) :shocking:
Torres Vedras, Dois Portos: 43,3ºC (41,8ºC)
Lisboa, Tapada da Ajuda: 41,4ºC (41,2ºC)
Rio Maior: 42,5ºC (42,3ºC)

Embora Lisboa ainda esteja aquém do seu recorde, este está a ser o dia mais quente que alguma vez experienciei nesta zona, visto que em Agosto de 2018 não estava cá. :hehe:

Algumas estações de Lisboa já se aproximaram dos 43ºC (como a das Amoreiras), e a maioria no eixo Lisboa-Sintra marca valores entre os 40ºC e os 42ºC.

A ajudar um pouco mais à festa, o fumo do incêndio de Palmela já chegou a Lisboa, e chovem cinzas em algumas partes da cidade.

Um dia verdadeiramente apocalíptico.