Seguimento Litoral Centro - Julho 2022

A temp. máxima na EMA de São Pedro de Moel a ser atingida agora de noite. Registo das 21:00 de 29.4C :eek:

A máxima foi de 33,8ºC potencialmente nesse burst de calor

Estão a referir-se à mesma estação, certo? Só há uma em São Pedro de Moel, acho eu.

É que os 33,8ºC de TMAX aparecem na tabela pelo menos desde a entrada das 16:00.

Sim, eu falei que a temperatura máxima foi provavelmente atingida agora nas últimas horas, e disse o valor. Eu percebi que referiu o registo horário.

Os 33,8ºC de São Pedro de Moel, segundo a tabela, foram atingidos nas últimas horas mas antes das 16:00, e olhando para as quatro estações WU mais próximas, terá sido à volta das 13h. Há um pico de temperatura muito pronunciado nessa altura.

Os 33,8ºC de São Pedro de Moel, segundo a tabela, foram atingidos nas últimas horas mas antes das 16:00, e olhando para as quatro estações WU mais próximas, terá sido à volta das 13h. Há um pico de temperatura muito pronunciado nessa altura.
Não seria impossível, Esposende disparou para os 33 ºC agora às 11... Aqui pela Figueira o dia nem foi assim tão quente, a máxima horária nem aos 35 ºC chegou e rapidamente desceu abaixo dos 30 ºC, mas ficou-se por aí

Esta estação na zona Oeste da Lousã, atingiu a mesma máxima da EMA do aeródromo: 46,3ºC.
A estação está no entanto mais perto da encosta da serra, embora a altitude menor (130 m em vez dos 194 m do aeródromo).
O aeródromo situa-se num pequeno planalto rodeado de vales com encostas de desnível superior a 50 m.
A outra estação em causa está na várzea do Rio Arouce, um fundo de vale plano.
Outras estações na Lousã indicam valores de 43,0ºC, 43,4ºC e 44,6ºC, curiosamente por ordem decrescente de altitude, sendo a de valor mais elevado situada também num vale de fundo plano, na cabeceira de um pequeno afluente do Arouce.
E há ainda outra estação WU, Poiares, relativamente perto do aeródromo mas na direcção de Vila Nova de Poiares, a 131 m de altitude, e que apresenta a máxima de 46,2ºC !

Esta zona é merecedora de um estudo interessante comparativo entre estas estações. Muito provavelmente, há locais aqui que ultrapassaram o valor da EMA de Lousã/aeródromo.

A noite segue novamente escaldante, com 27,1°C e 44% HR.
Ainda caíram alguns pingos dispersos no final da tarde.

Hoje na voltinha entre a praia Aguda e a da Samarra, tive um belo cenário, a ameaçar uns bons aguaceiros, a ameaçar mesmo, que apenas deve ter caído uns míseros pingos observados no chão ao longo do trajecto,

muito calor desde casa até perto da praia Aguda onde estacionei o carro, com uns possíveis 33º - 34º, nunca observados até hoje,
mas quando me dirijo até as azenhas do Mar a temperatura desce bastante, tendo ido pouco prevenido para temperaturas baixas, no entanto alternava entre calor e frio, sendo no entanto na maioria do trajecto, moderada,

aqui a chegar á praia do Magoito, levanta-se uma ventania descomunal e a temperatura cai bastante, "fenómeno" apenas observado neste instante,

o resto, tudo tranquilo e temperatura moderada,

aqui por casa , uns 29.2º aparentemente a descer e uns 33% de Hr