Seguimento Litoral Centro - Julho 2025

Bom dia,
Ao contrário de Lisboa, por aqui o dia de ontem foi relativamente ameno, com vento de oeste fraco a moderado ao longo da tarde. A temperatura máxima foi de 30,6ºC, atingida pouco antes de se levantar o tal vento de oeste. A temperatura estabilizou-se entre os 25 e os 27ºC ao longo da tarde. :w00t: A partir das 18:30 o vento rodou para sudoeste e a temperatura caiu rapidamente para os 23-24ºC em poucos minutos, tendo sofrido altos e baixos nas horas seguintes consoante a rotação do vento. A partir das 21:30 a temperatura estabilizou-se perto dos 20ºC, tendo esta estabilização durado até à meia-noite e sendo resultante da brisa de oeste fraca. Só a partir da uma da manhã é que a temperatura de forma mais considerável devido à paragem do vento e à inversão térmica, atingindo-se a mínima de 18,2ºC. Neste momento estão 18,2ºC e o céu está limpo. :)

Bom dia..
Vista da Praia de Porto Dinheiro..

8h35m
1000011932.webp

1000011933.webp

Conseguem ver o barquinho? :D
1000011934.webp

Boa tarde,
O dia amanheceu com céu limpo, mas rapidamente apareceu a nebulosidade média. A temperatura máxima de 24,1°C registou-se pouco antes das nove da manhã, antes de chegar o céu nublado. Entretanto sigo com uma temperatura de apenas 19,9°C, com nortada moderada. :w00t:

Mantenho grandes dúvidas das condições de instalação e da representatividade do registo de temperatura relativamente a esta zona da capital. As diferenças para outros locais são enormes em situações de tempo quente (e não só). No entanto, o IPMA parece manter a confiança no registo, apesar de não o usar quando caracteriza a situação meteorológica de calor na capital, pelo que me tenho apercebido.
Eu questiono ainda mais como é que esta estação ainda está no mapa do IPMA. É claramente uma gralha na rede, estações instaladas entre muros de pedra claramente não devia aparecer nos mapas diários. Mais valia adicioná-la à CLIMA.AML, a própria rede de RUEMAs.

Com tantos municípios na AML mal representados, mais valia deslocá-la para a Amadora, Odivelas, Loures ou Sintra. Com Carnide, Lisboa já tem 4 estações que muito bem caracterizam a capital.

Última edição:
Boa tarde

Por motivos de saúde, andei afastado destas bandas, mas agora já consegui recupererar :)

Abril terminou com 53,4 mm, seguido dos primeiros dias de Maio que rendeu mais 18 mm.
A partir daí a torneira fechou e não voltámos mais a ter chuva, tirando alguns aguaceiros dipersos e trovoadas estivais que tivemos.

Na semana passada atingi a máxima anual de 41,5°C, seguida de minima tropical de 21,3°C. Espero que não se repita mais este ano :unsure:

Boa noite,

Voltei ontem de umas merecidas férias com a família, e foi uma diferença de Palma para Lisboa! Uma ventania quando chegamos, minha nossa, apanhamos alguma turbulência no voo, não cheguei a perceber se seria em Espanha se já seria Portugal, mau tempo de certeza, pelas nuvens!

Dia de hoje com máxima de 28°C e mínima de 18.7°C, ontem ainda fomos brindados com este por de sol magnífico à chegada!
3ad4547bd0ffdd6fb4485cec619b3194.jpg

Enviado do meu 2312DRA50G através do Tapatalk