Seguimento Litoral Centro - Junho 2009

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
A temperatura máxima foi de 28,2ºC pelas 14:35. Actualmente tenho 24,8ºC, e humidade nos 53%. O céu está encoberto e caem uns pingos esporádicos. Não ouvi trovoada, nem acumulei qualquer precipitação até ao momento.

Vento a 10,8 km/h de ENE (68º), pressão a 1018 hPa e ponto de orvalho nos 14,6ºC. Variação de Temperatura de -0,1ºC/h.
 


mocha

Nimbostratus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
1,596
Local
Barreiro
E cá está a reportagem fotográfica. Foi o melhor que se arranjou, mas penso que dá para ter uma ideia do que se passou por aqui.:)

zn50025.jpg

O barco estava literalmente a meter água.:D
zn50026.jpg

zn50029.jpg

zn50030.jpg

zn50032.jpg

zn50033.jpg

zn50034.jpg

zn50036.jpg

zn50038.jpg

Pedro grande reportagem, desta não estvas tu a espera:p
 

Nuno

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2006
Mensagens
1,140
Local
Setúbal
Eu confirmo!! estava um bafo quente de quase 33ºC na minha estação e de um momento para o outro levanta um vento forte primeiro de E e depois de SW e quando virou para SW a temperatura deu um tralho gigante para os 23ºC e senti mesmo na pele o fresco e o cheiro a maresia que vinha do mar...logo a seguir começa a cair umas pingas gigantes que assim a olho parecia pedras de gelo tal o tamanho e barulho que fazia a cair, mas fui para a varanda e senti que era pingas de agua :D a partir dai foi um diluvio quase uma hora com muitos raios e trovoes ora perto ora longe...total de precipitação em uma hora de 20,0mm

Por aqui mais uma noite tropical com 23ºC e máxima de 33ºC.
Sem duvida uma bela tarde de trovoada, primeiro um calor abafado que ate metia as pessoas mal dispostas, o vento era nulo, de repente levanta um vento de mar e começa a chover e a cair raios que era uma coisa maluca, sim senhora bela tarde :D
 

olheiro

Cumulus
Registo
18 Nov 2007
Mensagens
138
Local
Santo Estêvão - Santarém
Boa noite caros companheiros do Fórum:

Hoje entre as 16,30 e as 18,30 fez-se sentir uma trovoada fortíssima com queda de raios a danificar as instalações eléctricas e a povoar algum medo entre os residentes....eu incluído... e choveu que se fartou...

A todos os participantes amantes de trovoadas os meus cumprimentos plenos de admiração.....Santa Bárbara bendita...Ámen...
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Vá, não quero fazer grandes filmes sem necessidade ou sem certezas, até porque com radar de 30 em 30 min não pode haver certezas, e pode ser um acaso de ilusão pela forma do eco..
Mas lá que é no mínimo curiosa a imagem do radar às 17:30 UTC ali um nada a NW de Santarém...:rolleyes:



Assim de repente faz lembrar ali um mesociclone..
Mas pronto, com imagens da reflectividade de 30 em 30 minutos é impossível..
No IM certamente com intervalos menores, além do campo do vento resultante do Dopler sabem de certeza mais que nós!
:D

A imagem de satélite não ajuda muito, muita confusão.
O frame das 17h tem uma linha bastante forte, e o dos 18h está tudo mais dissipado..

Portanto a ocorrer alguma coisa teria sido ali naquele período curto e teria de ser visto com mais pormenor..
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,175
Local
Setúbal
Muito bem rozzo isso é que se chama estar em cima do acontecimento :D boa visão sim senhor!

Aqui umas nuvens com umas formas curiosas mas só isso...
23,6ºC
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Ontem pedi trovoada e chuva torrencial,ai esteve ela :D

Espectacular a tarde no campo grande! O céu que estava pouco nublado de repente torna-se muito feio,com alguns mammatus,começando a chover fraco..Nada de especial no entanto..
De um momento para o outro trovões consecutivos mesmo por cima ,vento muito forte,mas melhor ainda a precipitação,que foi mesmo muito intensa durante 15 minutos:eek: Depois destes 15 minutos,mais 30 minutos de chuva fraca e alguns trovões..Bem bom!
Vi agora no MeteOeiras e a precipitação na zona foi de 0 mm :p
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Aqui mais para o interior, a tarde apresentava-se agradável, até um pouco quente, com 31,7 ºC na altura de maior calor e, num curto espaço de tempo, a situação alterou-se por completo, começando a chover de forma moderada repentinamente, tendo passado a forte, regime esse que se manteve durante, pelo menos, 20 minutos.

O resto da tarde foi de chuva fraca e muito mais fresco, dado que a temperatura desceu dos já referidos 31,7 ºC para a casa dos 22 ºC.

Acumularam-se 5,0 mm até agora.