Seguimento Litoral Centro - Junho 2009

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,175
Local
Setúbal
Boas

Aqui por Setúbal menos animado que em Lisboa esta manha! Levo acumulados 6,3mm e a mínima foi de 19,7ºC...

Agora céu encoberto mas não chove, temperatura de 21,6ºC e vento moderado de SW
 


M

Membro excluído 274

Lisboa: 23 pedidos de ajuda em hora e meia

Entre as oito da manhã e as 9:30, deste domingo, o Regimento dos Sapadores Bombeiros de Lisboa recebeu 23 pedidos de ajuda motivados por inundações provocadas pela chuva.
«Três pedidos de auxílio partiram da via pública e 20 derivaram de inundações em habitações, estas provocadas pelo entupimento de algerozes», adiantou ao tvi24.pt, Fernando Branco, chefe de turno do centro de transmissões dos Bombeiros Sapadores de Lisboa.

O mesmo responsável destaca que o número de pedidos registados em apenas hora e meia «corresponde, em situações normais, às solicitações de um dia inteiro».

Cerca de 40 homens estiveram envolvidos nos trabalhos de auxílio às populações, não se tendo registado casos de desalojamento.

O Instituto de Meteorologia prevê para este domingo chuvas e aguaceiros ao longo do dia que poderão ser mais fortes no Norte e Centro do país, mantendo-se a possibilidade de ocorrência de trovoadas.

Fonte: Portugal Diário

Aqui alguem falou em alertas da protecção civil... Acertou!:rolleyes: O IM fez nowcasting o que torna dificil que os alertas cheguem à população, daí que nem a protecção civil tenha comunicado nada, mas convenhamos que estas situações são muito dificeis de prever!:hehe:
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Boa Tarde:)

Por aqui ao inicio da manhã chuviscou mas foi muito fraco, agora á pouco é que caiu um aguaceiro que já deu para molhar:thumbsup:, de momento estão 25.3ºC, o vento sopra fraco de SW e o céu está nublado, a Minima de hoje foi de 21.0ºC
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O IM fez nowcasting o que torna dificil que os alertas cheguem à população, daí que nem a protecção civil tenha comunicado nada, mas convenhamos que estas situações são muito dificeis de prever!:hehe:

Não há outra forma que o nowcasting de localizar uma situação dinâmica como estas, seja em Portugal seja em qualquer outro local do mundo. A não ser em situações óbvias previstas de grande instabilidade, o que não é o caso, ou em situações onde haja enorme convergência nas previsões a apontar uma situação para determinado local. E também não era o caso.

Tu mesmo ontem puseste um modelo que dava tudo no litoral norte, e saiu ao contrário. Portanto que hipótese há? Queres colocar toda a gente em alerta laranja ou vermelho, tipo, metade ou todo o país em alerta e depois caem 20 ou 30 mm num ou noutro local ao longo de 5 ou 10 km ? E sendo que 20mm podem fazer estragos num determinado sítio e em 99% dos outros pode não fazer nada. Quais seriam as consequências de uma abordagem dessas ? São más, passávamos a vida a levar com alertas sem se passar nada nos restantes 99% do território. Ao fim de poucos meses ninguém ligava a alertas, que hoje já pouco ligam. Experimenta ler os comentários das notícias nos jornais que falem de alertas e vês que a maior parte é a gozar com os alertas, que é tudo um exagero, etc,etc.

O problema aqui é outro, e nada tem a ver com meteorologia, protecção civil ou previsões. O problema é saber porque que raio 20 ou 30mm de chuva são suficientes para provocar inundações !
 

Brunomc

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,977
Local
Vendas Novas - Alto Alentejo (132m)
Aqui alguem falou em alertas da protecção civil... Acertou! O IM fez nowcasting o que torna dificil que os alertas cheguem à população, daí que nem a protecção civil tenha comunicado nada, mas convenhamos que estas situações são muito dificeis de prever!

Foi o Cardu..afinal até tinha razão :lmao:

mas é sempre dificil prever cheias...
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Tarde fresca, com apenas 23,4 ºC.

Céu muito nublado e vento fraco de Sul.

Possivelmente virão mais uns aguaceiros. :rolleyes:
 

PedroAfonso

Nimbostratus
Registo
18 Fev 2008
Mensagens
1,207
Local
Covilhã (700 m) / Almada
Bom dia. Às 7 da manhã fui ver quanto tinha acumulado durante a noite, apenas 2.9, voltei a adormecer, nem dei conta do espectáculo das 8. Agora quando fui ver outra vez os dados tinha 12.9 mm.:D

Neste momento estão 21.3ºC; 85%
 

Madragoa

Cumulus
Registo
10 Jan 2009
Mensagens
276
Local
Conde Barão,(Lisboa)(25M) Almórnos,(Sintra
Boa Tarde ,sigo por Lisboa,e o dia por aqui tem decorrido da seguinte fórma...

Por volta das 3 e meia,4 da madrugada,morrinhava fraco
As 8 da manha acordei a toque de trovoada,ainda ouvi uma meia duzia daqueles á (antiga :lmao:),mas estavam distantes
Em relação á chuva ,reálmente choveu bem!!,mas aqui nunca chegou muito forte,e por aquilo que já li nos arredores choveu bem mais...

Actuálmente sigo com 25.6c
Vento fraco de SW
Humidade a 75%
Pressão atmosférica 1015 hpa

Vamos lá ver o que a tarde nos reserva???
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Foi o Cardu..afinal até tinha razão :lmao:

mas é sempre dificil prever cheias...

Não, o Cardu não tinha razão..ele falou em cheias e não em pequenas inundações urbanas que ocorreram em zonas mais planas e baixas por falta de interesse das Câmaras Municipais na limpeza do boeiros e sarjetas........:disgust:

não foram os rios que estravasaram para fora das margens à semelhança do que ocorre por vezes no Inverno nas bacias do Tejo e Douro por exemplo.....