Seguimento Litoral Centro - Junho 2009

Chingula

Cumulus
Registo
16 Abr 2009
Mensagens
327
Local
Lisboa
Não há outra forma que o nowcasting de localizar uma situação dinâmica como estas, seja em Portugal seja em qualquer outro local do mundo. A não ser em situações óbvias previstas de grande instabilidade, o que não é o caso, ou em situações onde haja enorme convergência nas previsões a apontar uma situação para determinado local. E também não era o caso.

Tu mesmo ontem puseste um modelo que dava tudo no litoral norte, e saiu ao contrário. Portanto que hipótese há? Queres colocar toda a gente em alerta laranja ou vermelho, tipo, metade ou todo o país em alerta e depois caem 20 ou 30 mm num ou noutro local ao longo de 5 ou 10 km ? E sendo que 20mm podem fazer estragos num determinado sítio e em 99% dos outros pode não fazer nada. Quais seriam as consequências de uma abordagem dessas ? São más, passávamos a vida a levar com alertas sem se passar nada nos restantes 99% do território. Ao fim de poucos meses ninguém ligava a alertas, que hoje já pouco ligam. Experimenta ler os comentários das notícias nos jornais que falem de alertas e vês que a maior parte é a gozar com os alertas, que é tudo um exagero, etc,etc.

O problema aqui é outro, e nada tem a ver com meteorologia, protecção civil ou previsões. O problema é saber porque que raio 20 ou 30mm de chuva são suficientes para provocar inundações !

De acordo com o que é analisado e dito por Vince, gostaria apenas de chamar a atenção para o facto de 20 ou 30 mm serem importantes, em função do período de tempo da sua ocorrência, pelo facto de ser ou não em zona urbana e o grau de vulnerabilidade dessa zona urbana (cada autarquia, no seu Serviço de Protecção Civil, devia conhecer os valores limites de risco).
Cumpts
 


mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
Bom dia!
Por ter trabalhado de noite, não me dei conta do maior período de chuva , que terá ocorrido entre as 8h e as 9h, altura do repouso do guerreiro...:)
De qualquer forma, e ao contrário dos relatos dos nossos amigos alfacinhas, por aqui choveu bem, mas não foi um dilúvio...
Pelo menos o pluviómetro funcionou...5,4mm de acumulado, foi o registado pelo dito.
De momento não chove, aparte umas pingas molha-parvos, o vento segue fraco.
Temperatura nos 24.9ºC, HR nos 72%, 1015hpa.
Mínima de 20º, máxima de 26.5ºC.
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Sigo com 11,8 mm, quantidade apreciável para Junho. Trovoada não ouvi, não foi suficientemente forte para me levantar da cama...

Mínima de 19,8ºC, a mais alta do ano. Mas muito provavelmente não vai resistir até às 00H.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
sigo com 23.9º
fui sexta para a lagoa de sto andré e na noite de sexta para sabado tive de minima 15.8º, no sabado a maxima foi de 26.3º e tive vento moderado de SW e hoje sai de lá ás 10:40 com 22.3º, periodos de chuva moderada, vento fraco a moderado de SW e alguns trovoes distantes.
 

cardu

Nimbostratus
Registo
25 Nov 2008
Mensagens
712
Local
Tomar e Arganil
Lisboa: 23 pedidos de ajuda em hora e meia

Entre as oito da manhã e as 9:30, deste domingo, o Regimento dos Sapadores Bombeiros de Lisboa recebeu 23 pedidos de ajuda motivados por inundações provocadas pela chuva.
«Três pedidos de auxílio partiram da via pública e 20 derivaram de inundações em habitações, estas provocadas pelo entupimento de algerozes», adiantou ao tvi24.pt, Fernando Branco, chefe de turno do centro de transmissões dos Bombeiros Sapadores de Lisboa.

O mesmo responsável destaca que o número de pedidos registados em apenas hora e meia «corresponde, em situações normais, às solicitações de um dia inteiro».

Cerca de 40 homens estiveram envolvidos nos trabalhos de auxílio às populações, não se tendo registado casos de desalojamento.

O Instituto de Meteorologia prevê para este domingo chuvas e aguaceiros ao longo do dia que poderão ser mais fortes no Norte e Centro do país, mantendo-se a possibilidade de ocorrência de trovoadas.

Fonte: Portugal Diário

Aqui alguem falou em alertas da protecção civil... Acertou!:rolleyes: O IM fez nowcasting o que torna dificil que os alertas cheguem à população, daí que nem a protecção civil tenha comunicado nada, mas convenhamos que estas situações são muito dificeis de prever!:hehe:



Fui eu que falei na protecção civil e na incompetência porque os seus alertas são sempre muito tardios.....

Quando tudo é à base de cunhas a incompetência ainda é maior
 

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
Para não variar muito, tornei a verificar que vivo num verdadeiro deserto... :mad: Afinal o aeroporto devia ser construído aqui...
Numa pequena volta até Almada, verifiquei que lá chovia, e devia ter chovido bem, pois estava tudo bem molhado...
A caminho de casa, começou tudo a secar, e ao chegar, verifico que está tudo sequinho, não chovendo há bastante tempo.
Assim, 23,1ºC, 81%HR, 1015hpa, 5.4mm.