Porque é que este nevoeiro se mantém aqui na costa Oeste durante dias seguidos? Ontem andei a pedalar por Assafora, São Julião, Lisandro e arredores e foram horas e horas seguidas sem ver um bocadinho de sol, com uma espécie de chuvisco constante... Depois chego a casa e ouço que estão 30º em Lisboa, 30 e navio sei quantos em Setúbal, etc.
Nesta imagem vê-se perfeitamente a delimitação do nevoeiro a sul feita pela Serra de Sintra mas também se vê que este ainda entra uns bons Kms por terra adentro. Não há como exterminar isto? Se tiver que chover que chova, se tiver que estar calor que esteja, mas isto é que não...
Quando não é nevoeiro é vento... mas que mal é que este bocado da costa ocidental fez para merecer isto?
Alguém explica? Cientificamente, claro
Simplesmente pelas águas estarem bem frias na costa ocidental, devido ao upwelling, nada mais!
Já está um tópico bem completo a explicar-te bem isso do nevoeiro aqui:
Quando aos ventos e Nortada, a causa a mesma (embora aqui haja o feedback, de a causa se tornar a consequência, e vice-versa), e também certamente algum tópico aqui no fórum com explicação, mas também basta procurares na net por "brisa de mar" e aí estarão centenas de páginas com explicações simples!
Caro Rozzo, obrigado pela resposta. Já lá fui dar uma olhadela.
Espero perceber melhor do assunto quando acabar de ler aquelas explicações.
O meu post era mais um desabafo de quem está farto de não ter praia no Verão...
Dia bem luminoso de raios solares com forte verticalidade, enfim finais de Junho com um dia de céu praticamente limpo, alguma nebulosidade costeira mais a Oeste, vento fraco a moderado em regime de nortada.
De momento a temperatura (loc. serv.) está nos 22ºC.