Seguimento Litoral Centro - Junho 2013



jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Final de dia fresco, sigo com 16,4ºC e vento bastante forte.
Foi registada há minutos , uma rajada de 70 km/h.
_____

Segundo a previsão do Foreca/ECM, amanha Alcabideche pode chegar aos 36ºC.
Acho "muita fruta",a ver vamos.:intrigante::hehe:

Mario e Gilmet, qual é a vossa opinião? :thumbsup:
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Mario e Gilmet, qual é a vossa opinião? :thumbsup:

Amanhã deverá, sem dúvida, aquecer, com o vento a rodar para N-NE à superfície, e mantendo-se persistente do quadrante Este em altura já a partir da madrugada. Ainda assim, 36ºC é uma previsão exagerada, ainda por cima para uma região tão próxima do mar. Creio que o Foreca faça uma interpolação de dados a partir de previsões para localizações concretas como Lisboa (ver que o IPMA também prevê 36ºC para amanhã, para a capital) em detrimento de outras com situações climáticas particulares, como é o caso da região de Sintra.

Se pudesse apostar, diria que para os nossos lados, não passaremos dos 30ºC/31ºC, com uma redução substancial da temperatura na proximidade da faixa costeira, especialmente porque nesses locais ainda é possível que haja "guinadas" de vento de NNO-NO.

---

Máxima de 23,6ºC e actuais 17,6ºC com 56% de humidade.

1019 hPa de pressão e vento moderado.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Mario e Gilmet, qual é a vossa opinião? :thumbsup:

Aqui até hoje o valor máximo foi 38,3ºC a 26 de Junho de 2012 só não foi mais alto porque apareceu vento de SW.

wxStationGraphAll


Agora, no caso de amanhã tudo dependerá do vento, não faço ideia, acho difícil chegar a tais valores, hoje não fui além dos 24,9ºC, subir um pouco mais 10ºC de um dia para o outro ? Acho difícil. Se for aos 30ºC já é bom :D.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Obrigado pela prontidão das respostas.
Concordo, também acho o valor excessivo,começo achar que o Foreca prevê as minimas com maior exactidão,isto comparando com as máximas,pelo menos para Alcabideche costuma ser assim. Aqui tive uma maxima de apenas 21,5ºC, devido a nortada fortissima, hoje foi possivelmente o dia mais ventoso deste ano, dezenas de rajadas superiores a 55 km/h, com uma rajada maxima de 80km/h.No dia 26 de junho do ano passado, registei 36,6ºC , a máxima de 2012.
O yr.no aponta para esse intervalo 30/32ºC, por norma, a previsão é excelente. A ver vamos.:thumbsup:
e9j.png


O que vale é que a partir de Terça Feira, devo registar maximas bem elevadas, pois vou estar a reportar a partir do meu 2º local de seguimento, e lá acredito que a conversa será outra.:hehe:
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Por aqui a noite segue quente com 20,8ºC e com a trovoada :p do São João...

Actualmente vendo fraco ou nulo e ouvem-se trovões vindos do fogo de artifício de Almada. :lmao:
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,738
Local
Loures
Por aqui a noite segue quente com 20,8ºC e com a trovoada :p do São João...

Actualmente vendo fraco ou nulo e ouvem-se trovões vindos do fogo de artifício de Almada. :lmao:

Então já sei de onde vêm os passos do monstro que penso terem acabado agora...:lol:

Noite agradável de céu limpo, Lua bem brilhante e algum vento refrescante:)
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Coruche no próximo domingo pode chegar aos 40 graus :surprise:
http://www.meteopt.com/previsao/meteogramas/gfs-portugal

Não é nada de outro mundo,nos últimos verões, tenho verificado que Coruche tem sempre alguns dias com temperaturas superiores aos 39ºC.
A sua localização explica muita coisa, pois a vila encontra-se no fundo de vale(cota 30/35m) junto ao rio do Sorraia,devido á mesma característica(orográfica), Alvega, por exemplo, apresenta temperaturas igualmente elevadas.:thumbsup:

5o65.jpg

________

Chegou a tocar nos 20,4ºC :hehe:
Agora desceu um pouco, 19,4ºC ainda assim, excelente temperatura.

Entretanto, a estação de Colares(Sintra) voltou ao activo.
Às 0horas a temperatura ia nos 12,5ºC, mais uma madrugada de inversão térmica no vale da ribeira de Colares.