Sigo com uns frescos 16,8ºC.![]()
Um pouco mais abaixo, uns espectaculares 27,0ºC.

Vento fraco do quadrante Norte, e 29% de humidade.
Sigo com uns frescos 16,8ºC.![]()
Boa noite.
Extremos de hoje: 8,5ºC / 35,4ºC
Bela amplitude térmica.
___
Sigo com uns frescos 16,8ºC.
Este vale não perdoa.![]()
8.5 de mínima???? isso ta bem?LOL
Claro que está bem.
Este vale apresenta determinadas características orograficas que originam enormes amplitudes térmicas.Há dias expliquei aqui o porquê de tais temperaturas.
Tens que estar mais atento...
__
T.actual: 16,0ºC
Sabes que não moro no litoral centro não estou sempre neste tópico, tem assim serras tão grandes para fazer amplitudes térmicas desse calibre?
Este local é muito interessante, possivelmente nunca houve aqui uma noite tropical.
O fortíssimo arrefecimento nocturno deste vale, deve-se sobretudo a uma coisa, que é a existência de uma grande várzea a Este("a grande alimentação de ar frio"), precisamente onde o vale se inicia, ou seja a drenagem do ar ocorre de todas as encostas a partir dos topos. De seguida acumula-se intensamente no fundo de vale, sendo que essa acumulação não tem a mesma intensidade em todo o vale, pois em alguns terrenos o ar fica aprisionado.Não esquecendo que a linha de água tem uma importância brutal, pois o ar tende a ser canalizado junto ao seu leito . Um desses terrenos onde o ar fica aprisionado, ou seja local mais frio, é onde tenho o sensor,colocado propositadamente lá,junto á ribeira da Lapa.As encostas deste vale têm pouco mais de 60/70 metros de desnível,ou seja é um pequeno vale, no entanto é gélido. Deixo aqui um esboço básico do sitio,da drenagem do ar, feito por cima de uma carta militar da zona.
Aquele quadrado é onde está o sensor.
![]()
![]()
(Dia 27 de Junho)
Na boa, existem muitos vales com esse poder, e este é um deles.
Por acaso os meus familiares vivem mesmo no fundo de vale, então é excelente para perceber/analisar melhor como é que isto funciona,é um fenomeno interessante.
Os factores que explicam o arrefecimento nocturno são muitos mais do que se possa pensar, vai desde a um simples canavial que forma uma barreira natural originando o aprisionamento do ar frio(proporcionando minimas baixas), como o grau de declive de uma encosta, assim como a rede hidrografica, entre muitos outros, tudo é importante.
Obrigada, muito interessante, que temperaturas tens no inverno?