Seguimento Litoral Centro - Junho 2015

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,043
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Que bonito festival elétrico que por aqui se tem vindo a observar! Pena ser muito longe e já pouco frequente.

Continuam os relâmpagos a cadencia de 1 por minuto!

Há pouco, trovoada muito forte e insistente sobre Vila Nova, Miranda do Corvo. Ainda se vêem alguns relâmpagos para norte, mas menos frequentes.

Neste mapa estão 100 descargas que caíram em apenas 25 minutos!


A cadência tem vindo a aumentar.
 


DaniFR

Cumulonimbus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
2,213
Local
Coimbra
Interessante configuração da linha de células a começar a envolver Coimbra. Mas pouca actividade eléctrica depois das 22h.
A maior parte das DEA não deve estar a ser detectada. Continua a trovejar com frequência.

Em termos de fotos, é o que se pode arranjar. Não tenho grande campo de visão para fotografar a trovoada.

wFyVR20h.jpg


nGoZXX3h.jpg
 

thunderboy

Cumulonimbus
Registo
27 Nov 2008
Mensagens
2,030
Local
Alcanena/Aveiro
Quando comecei a observar ocorriam a cada 5 segundos, aumentando gradualmente. Sinceramente nem sei como tive visão tão distante da trovoada:huh:

PS: Fui dar uma espreitadela e continuam a ocorrer.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,043
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Há pouco, trovoada muito forte e insistente sobre Vila Nova, Miranda do Corvo. Ainda se vêem alguns relâmpagos para norte, mas menos frequentes.

Tenho informações de que há vários focos de incêndio derivado da queda de raios, principalmente em Figueiró dos Vinhos e Alvaiázere. Desconheço a veracidade da informação.

Não há avisos do IPMA sobre trovoadas! Lamentável, simplesmente! :buh::facepalm::mad:

100 descargas em 20 minutos:
Dwtk6uT.jpg


Isto não é frequentes e concentradas?

No mapa completo foram 100 em 12 minutos.
 
Última edição:

telegram

Cumulus
Registo
31 Jan 2009
Mensagens
172
Local
Miranda do Corvo
Tenho informações de que há vários focos de incêndio derivado da queda de raios, principalmente em Figueiró dos Vinhos e Alvaiázere. Desconheço a veracidade da informação.
Do lado norte da serra a trovoada veio com chuva forte. Via-se muita atividade para esses lados de sul, não sei se com chuva.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa