Seguimento Litoral Centro - Junho 2015

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Tal como discutimos há uns tempos a credibilidade de valores da estação de Beja, também estes da estação de Tomar (Valdonas) desconfio um pouco. Desde que começaram estes episódios de calor parece-me demasiado flagrante a diferença entre os valores de Tomar e de outras EMAs relativamente próximas, e mais ainda para os valores da estação do MeteoTomar..

Sim tambem começo a estranhar, por exemplo, noutros anos, Alvega tinha muitas vezes valores mais altos que Valdonas,Tomar, neste momento isso praticamente nunca acontece, pode ser o pronuncio de algo, não sei...embora não nos podemos esquececer que é uma zona muito muito quente.
Contundo, julgo que a melhor pessoa para se pronunciar é o @lsalvador embora seja sempre util andaramos atentos a estas situações, pois uma estação do IPMA é também falível....
 
Última edição:


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,772
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Tal como discutimos há uns tempos a credibilidade de valores da estação de Beja, também estes da estação de Tomar (Valdonas) desconfio um pouco. Desde que começaram estes episódios de calor parece-me demasiado flagrante a diferença entre os valores de Tomar e de outras EMAs relativamente próximas, e mais ainda para os valores da estação do MeteoTomar..

Concordo e penso que o próprio IPMA também tem dúvidas visto que não mencionou no Boletim Climatológico os 40,2ºC atingidos por esta estação em Maio, preferindo tomar os 40,0ºC de Beja como máxima absoluta do mês.
 

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Já ultrapassada a barreira dos 40ºC :scared::calor:
Mu6BwoY.png
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,772
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Já ultrapassada a barreira dos 40ºC :scared::calor:

:intrigante: enquanto não houver pelo menos duas estações oficiais próximas, a atingir ou passar os 40ºC, persistem dúvidas sobre a fiabilidade destes registos isolados com dois graus de diferença para as estações com registos imediatamente inferiores.

Entretanto as duas estações WU/NetAtmo aqui do bairro em Carcavelos sul, oásis de frescura, deixaram de reportar. :dry:
Último recurso, o termómetro da varanda indica uns amenos 28,0ºC e eu acredito pois é essa a sensação, não ter chegado aos 30ºC, embora o sol esteja forte.