Seguimento Litoral Centro - Junho 2015

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
litoral.gif


Aviso MeteoPT.com
As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas.
Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
 


Ricardo Martins

Cumulus
Registo
31 Mai 2012
Mensagens
141
Local
Magoito - Sintra
Em relação ao tópico de ontem, o primeiro clarão foi a E da minha posição (Magoito), o segundo não foi distinguível, devido ao nevoeiro que estava sobre a zona iluminou tudo. Foi neste segundo que a luz falhou. O terceiro foi sobre o mar, a SO.
Som do trovão, nada.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Bem por aqui o 1º dia de Junho segue ameno, com algumas nuvens dispersas.
actuais 24.8ºC
Ontem ao final da tarde, a temperatura começou a descer, ao ponto de arrepiar andar de calções e t-shirt na rua.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,114
Local
Belas
Último dia de Maio com a chegada da cobertura de nuvens a uma velocidade impressionante, mas quando chegavam a sul parece que desapareciam:
(Tirada sem flash e com a janela fechada, se a abrisse a nortada levava a minha casa toda...)
tVrX9Ek.jpg


Máxima: 25,4ºC
Minima: 15,3ºC
Rajada Máxima: 66 km/h
_________________________________
Hoje, 1º dia de Junho, dia ainda ventoso.
Máxima: 25,8ºC
Mínima: 16,7ºC
Rajada Máxima: 62,2 km/h

Dia começou com intensidade nebulosidade, triste, mas pela hora de almoço já aparecia o sol e pela tarde o céu estava completamente limpo. Agora chegam os cirrus no horizonte, a fazer um perfeito por do sol.
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,701
Local
Loures
Boas noites.

Hoje o dia iniciou-se fresco, ventoso e com nebulosidade baixa, depois de tantos dias quentes até que soube bem sentir o ar fresco e húmido de volta.

O céu só abriu lá para as 11h, a nortada manteve-se moderada durante todo o dia, amainando com o cair da noite, como é hábito.
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,476
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Boas,
1 dia de junho, em Peniche, amanheceu tapado com ventinho fresco.
Após o almoço abriu e fez um belo dia, bem quentinho. Lá pelas 19 horas, voltou-se a sentir aquele ventinho tipico aqui da santa terrinha.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,043
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
O primeiro de Junho foi semelhante ao último de Maio. Noite de céu encoberto pleos estratocumulus que deixaram precipitação oculta pela Serra, note-se que na estação de Colares foi mesmo registada precipitação anteontem dia 31, como já referido:
Ontem, a estação de Colares(Sintra) registou 0,4 mm de acumulado.

A mínima do dia 1 foi na verdade atingida ao fim do dia. Pelo amanhecer houve uma primeira mínima de 16,2ºC cerca de duas horas depois do nascer do sol, pois o coberto nebuloso manteve-se durante uma parte da manhã. Mas antes da meia-noite aquela mínima foi batida pelos 15,7ºC então registados. E continua a baixar com 15,4ºC neste momento.
A máxima foi de 21,9ºC, à volta das 15h.

Durante a tarde o céu ficou limpo mas com o entardecer apareceram cirrus dispersos. Nortada todo o dia mas intermitente, isto é, rajadas fortes intercaladas por períodos de vários minutos de vento fraco a moderado. Nuvens de poeira pelo ar aquando das rajadas.
Mar picado, muito boa visibilidade com uma fina camada de bruma no horizonte.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,043
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Dia de céu limpo, mesmo durante a noite a nebulosidade baixa não avançou para terra. Luar e nascer do sol sem nuvens. Bruma fraca no horizonte de terra mas a visibilidade piorou relativamente a ontem.
Ondulação aumentou e a bandeira é amarela, alguma rebentação nas rochas da praia e do Bugio.

Ao meio dia e meia hora era esta a visão do satélite Aqua sobre a região do Litoral Centro. Faixas organizadas de estratocumulus longe da costa, apenas tocando o litoral na zona de Peniche (que está no meio do mar... ;)).
SyoLxwN.jpg


A temperatura mínima desceu, foi de 13,7 ºC ao nascer do sol, com humidade relativa máxima de 79%.

A máxima mantém-se em valores modestos de 22,8 ºC à volta das 16h mas antes pelas 14h também já atingira aquele mesmo valor. Humidade manteve-se durante a tarde em torno dos 54%.

Nortada moderada.
 
Última edição: