Seguimento Litoral Centro - Junho 2019



"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,050
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa noite,
Mais um dia fresco aqui por casa. Já é o 5° dia este mês em que a máxima não chegou aos 20°C. Durante a manhã e tarde esteve céu nublado mas a partir das 18:00 o céu limpou. ->

Dados do dia de hoje:

Charneca da Caparica
Máx: 19,5°C
Mín: 12,3°C
Rajada máxima: 24 km/h O
ÍUV máx: 10

Corroios
Máx: 21,1°C
Mín: 12,1°C

Agora estão 15,0°C e céu limpo. :)
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Bom dia pessoal,

Manhã mais agradável por Azeitão desde à cerca de duas semanas , devido à ausência de vento :cool: Contudo a mínima voltou a ser muito baixa para a época, 11.7ºc , lá para o final do dia a nortada deve voltar,e amanhã será mais ou menos igual , com a máxima a subir um bocadinho! O Verão esse, deve chegar lá para dia 22, e promete ficar até ao final do corrente mês! Pena que toda esta instabilidade devido ao posicionamento do AA em latitudes pouco frequentes nesta altura do ano, não tenha dado mais precipitação, vamos lá ver se ainda chove alguma coisa na terça, ou quarta feira!

Tatual: 22.8ºc, 35% de HR , e vento fraco /nulo predominate de vários quadrantes.
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,398
Local
Montijo (18 m)
Boa Tarde

Ontem foi um dia diferente dos que temos tido nos últimos tempos, o céu apresentou-se muito nublado até meio da tarde e ainda ameaçou chuva, mas como já era de esperar não caiu nada.

Hoje regressámos ao "habitual": sol, alguma nebulosidade dispersa e nortada fraca a moderada. A diferença é que notou-se uma ligeira subida de temperatura.

Ontem:

Mínima: 13,0ºC
Máxima: 21,1ºC

Hoje:

Mínima: 14,6ºC
Máxima: 23,2ºC

T. Atual: 21,8ºC
HR: 40%
Vento: NW / 5,4 Km/h


 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,050
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa noite,
Mais um dia fresco e agradável durante o dia. Foi um dia ótimo para dar passeios aqui pela Península de Setúbal. :thumbsup:

E lá fui eu, a passear pela zona do @Ricardo Carvalho, ali para os lados do Meco.

Fui ver as vistas na praia das Bicas, mas infelizmente não pude estar muito tempo lá, porque estava bastante vento. Estavam 19,5°C no topo da arriba. :cold:
008.JPG

Fonte: Blogue Bancada Directa

Depois dirigi-me para uma relíquia do passado, mas que poucos conhecem. Chama-se Pedreiras do Avelino, e tem uma das pegadas de dinossauro mais preservadas da Península, e tem a vantagem de se poder ver de perto, ao contrário da Pedra da Mua. A diferença entre o Interior e o Litoral é grande. Aqui estavam 23,0°C e pouquíssimo vento. :w00t:
jazida-pedreira-avelino_1_750_2500.jpg

Fonte: Câmara Municipal de Sesimbra

Entretanto, em vez de seguir pela N378, segui pela N379 direção Palmela, e cheguei a Azeitão.
Azeitão é uma vila bastante bonita. O centro está cheio de palácios e de vida. Foram feitas obras paisagísticas recentemente, e aquilo ficou com um ar de novo, diferente do "ar" que tinha em 2017. Em Azeitão estava mais quente que nas Pedreiras, cerca de 24,5°. :calor:
fontedospasmados_peq.jpg

Arvores-Azeitao-Portugal-%C2%A9-Viaje-Comigo.jpg

Fonte: Azeitão.net

Voltando a casa, decidi ir até ao Fogueteiro pela nacional. Esta, que teve obras há menos de 10 anos, encontra-se já num estado avançado de degradação, apesar de já terem arranjado um pouco ali na zona de Quinta do Conde. :(

Neste momento estão 16,8°C e céu limpo. :)
 
Última edição:

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,910
Local
Figueira da Foz
Boas! Hoje durante a tarde fui a um lanche ao ar livre, e perdi a conta à quantidade de vezes que tive que ir ao chão apanhar copos, guardanapos ou tampas de caixas de bolos... Ventania enorme pela Figueira, com algumas rajadas impressionantes que ameaçaram o piquenique. Agora tudo mais calmo, vento fraco apenas e céu limpo
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

Tempo fresco em altas, ora bem máximas relativamente baixas por cá em pleno Junho, não é grande novidade, agora as mínimas estão muito baixas.
Hoje tive mínima de 10,7 graus, dos anos que levo disto não me lembro de tal valor de mínima. Foi madrugada de inversão pois o vento caiu muito, no Pisão deve ter feito algum frio, mínima 6 graus é possível.
---

@João Pedro obrigado pelo comentário, olha aquele sitio chama se lomba dos pianos.
https://www.natural.pt/portal/pt/Geossitio/Item/116
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,196
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Boas,

Tempo fresco em altas, ora bem máximas relativamente baixas por cá em pleno Junho, não é grande novidade, agora as mínimas estão muito baixas.
Hoje tive mínima de 10,7 graus, dos anos que levo disto não me lembro de tal valor de mínima. Foi madrugada de inversão pois o vento caiu muito, no Pisão deve ter feito algum frio, mínima 6 graus é possível.
---

@João Pedro obrigado pelo comentário, olha aquele sitio chama se lomba dos pianos.
https://www.natural.pt/portal/pt/Geossitio/Item/116
Obrigado pela info João! :thumbsup:
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,398
Local
Montijo (18 m)
Boa Tarde

Mais um dia como os anteriores, mas desta vez são os cirrus que estão a enfeitar o céu.
O vento tem soprado muito fraco de NW, mas como manda a tradição deve aumentar e bem lá mais para o final da tarde :D

Esta manhã andei aqui por alguns caminhos rurais da zona e tive a agradável surpresa de me cruzar com um mocho-galego jovem, animal que já não via há muito tempo nesta zona :w00t: Como é óbvio, ele fugiu mal notou a minha presença no local e de qualquer das maneiras não tinha como o fotografar... não há meio de eu ganhar vergonha e comprar uma máquina fotográfica :o

T. Atual: 22,1ºC
HR: 43%
Vento: NW / 3,2 Km/h
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,050
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa noite,
Ontem o resumo do dia foi este:

Charneca da Caparica
Máx: 21,3°C
Mín: 11,9°C
Rajada máxima: 24 km/h NO
ÍUV máx: 10

Corroios
Máx: 22,7°C
Mín: 12,1°C
:)
_______________________
Hoje foi um dia um pouco mais quente que ontem, mas muito mais abafado. O vento foi nulo durante a manhã mas ficou mais forte durante a tarde. :calor:

Charneca da Caparica
Máx: 23,7°C
Mín: 12,5°C
Rajada máxima: 29 km/h NO
ÍUV máx: 9

Corroios
Máx: 26,8°C
Mín: 12,5°C

Agora estão 15,7°C e céu limpo. :)