Seguimento Litoral Centro - Junho 2021



StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,028
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Às 13h a frente ainda era identificada ao largo da costa oeste :intrigante:

u8k3dQR.gif


E mesmo nesta altura parece não ter ainda ocorrido a mudança de massa de ar atribuída à frente:
s1rThf9.jpg


:unsure:
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Boa Tarde

Períodos de chuva fraca até final da manhã, com direito a um aguaceiro forte na parte final e rendendo 1,5 mm no total. Uma bela manhã como já não se via há algum tempo :D
O resto do dia apresentou-se fresco e nublado, com algumas abertas a partir da tarde.
O vento soprou muito fraco a nulo de SW, apresentando-se temporariamente moderado de W-NW durante a tarde.


Mínima: 17,5ºC
Máxima: 22,0ºC
Acumulado: 1,5 mm
Veremos como correm as próximas horas :rain:

T. Atual: 18,4ºC
HR: 70%
Vento: W-NW / 1,1 Km/h
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,028
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Embora o movimento se mantenha entre o NE e o ENE, parece haver alguma erosão a norte do grupo de células.
Se não houver geração de novas células, só a península de Setúbal será atingida por alguma precipitação significativa (isto para a RLC).
A Região Sul, no litoral alentejano e barlavento algarvio com maior probabilidade.
Aguardemos, mas não há grandes expectativas.

Tv6BNth.jpg


bDtwIcX.jpg


qqwC8GC.jpg
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,028
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
A propósito, se a situação era confusa, com esta análise das 18h utc, ainda parece mais estranha: a separação das massas de ar (frente fria) estava há hora e meia atrás ao largo do litoral alentejano, entrando por Setíbal e já no interior da região centro? :huh:

X85R65t.gif


Efectivamente o vento à superfície e níveis baixos está de Noroeste ou mesmo NNW/N:

TAiOvGM.jpg


Sendo assim, o futuro daquelas células, ainda todas ao largo da costa, não é promissor... :hmm:
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,016
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Bem, parece que vou ter chuvisco por aqui ao longo das próximas horas. Vou ficar atento... Estes últimos dois dias têm sido frescos e com bastante nebulosidade, ainda que a tarde de quarta tenha sido até bastante agradável... :w00t:

Quanto à instabilidade e às trovoadas... que hei de dizer? Pedir trovoada aos montes na minha zona é como pedir um café a um dono duma drogaria. :rolleyes:
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Por Leiria, nas últimas horas tem caído morrinha, persistente e por vezes mais densa. Este tempo faz-me lembrar os rios atmosféricos do inverno :huhlmao: Provavelmente até é bastante comum por aqui nesta altura, mas eu não estou habituado. :p

Acumulado de 8.4mm.

Estão 14,7ºC.