Seguimento Litoral Centro - Junho 2021



joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
No regresso ao Alentejo, apanhei muita chuva e algum granizo em Constância, havia água a correr por todo o lado e muitos sítios alagados. As células eram pequenas, mas estavam praticamente estacionárias. Deixo alguns registos, mas sem qualidade porque as fotos foram tiradas do autocarro.
Célula que passou em Constância, vista desde Abrantes:
QnrvRRI.jpg


E outra célula a Sul de Abrantes. Ainda deu para observar um raio.
R2n9dXS.jpg

Xq0gPEX.jpg
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,043
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
chuva forte do nada!!!!


trovoada! do nada radar vazio para temporal

está a parar, subiu disparado para 18.4mm

Precisamente! (Que sorte!... :rain:, aqui ao lado, quase seco todo o dia, 0,1 mm pela manhã :dry: )

Às 20h00 o eco vermelho surgiu praticamente em cima da Fajarda, e 5 minutos depois o eco amarelo abrangia uma área razoável:
0wOOwwn.jpg
V5R7xFO.jpg


Pelas 20h15 aumentou para laranja, tudo em movimento lento para ESE/SE:
hwPhOd0.jpg
qhltVQp.jpg


Começa a deixar a zona mas mantendo laranja, às 20h20, e esmorece às 20h25:
hmcehYO.jpg
MnMxk6P.jpg


Estou bastante desconfiado do pluviómetro da EMA do IPMA, ou estava tão mal colocado relativamente a estas células que quase nada recebeu, ou está algo entupido: acumulado do dia 0,7+0,5 mm=1,2 mm (às 21h e 22h, respectivamente) :hmm:
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
Precisamente! (Que sorte!... :rain:, aqui ao lado, quase seco todo o dia, 0,1 mm pela manhã :dry: )

Às 20h00 o eco vermelho surgiu praticamente em cima da Fajarda, e 5 minutos depois o eco amarelo abrangia uma área razoável:
0wOOwwn.jpg
V5R7xFO.jpg


Pelas 20h15 aumentou para laranja, tudo em movimento lento para ESE/SE:
hwPhOd0.jpg
qhltVQp.jpg


Começa a deixar a zona mas mantendo laranja, às 20h20, e esmorece às 20h25:
hmcehYO.jpg
MnMxk6P.jpg


Estou bastante desconfiado do pluviómetro da EMA do IPMA, ou estava tão mal colocado relativamente a estas células que quase nada recebeu, ou está algo entupido: acumulado do dia 0,7+0,5 mm=1,2 mm (às 21h e 22h, respectivamente) :hmm:
A célula esteve estacionária a oeste/SW de Coruche e praticamente não atingiu a vila. Uma estação netatmo acumulou 1.4mm (0.8mm entre as 20h e as 21h e 0.6mm entre as 21h e as 22h). A EMA do IPMA está localizada mais a SE de Coruche e, portanto, também não apanhou com quase nada.
 

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,317
Local
Fajarda - Coruche(57m)
A célula esteve estacionária a oeste/SW de Coruche e praticamente não atingiu a vila. Uma estação netatmo acumulou 1.4mm (0.8mm entre as 20h e as 21h e 0.6mm entre as 21h e as 22h). A EMA do IPMA está localizada mais a SE de Coruche e, portanto, também não apanhou com quase nada.

pois é, tenho um amigo que também mora lá nos arredores de Coruche e só acumulou 2.2mm, eu apanhei a melhor parte dando total 18.4mm do dia
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,476
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Bom dia! Apenas para deixar o registo de uma carga de água monumental que caiu agora mesmo em Peniche!
O radar quase nada mostra ‍♀️
Quanto ao vento pareceu-me ter intensificado durante o aguaceiro. Ainda não abri as janelas... Mas a chuva... Foi monumental!

E agora, meus senhores, vou-me despachar que hoje calha-me a mim ser chipada! Vamos ver se me vacinam. Fiz alergias a vacinas em bebé... Veremos!