Bom dia,
Não tenho vindo muito aqui porque não há grande coisa para dizer - é que tem sido, nos últimos tempos, um calor dos infernos e poucas esperanças de mudança clara. A única grande diferença ontem foi a nebulosidade durante a manhã, porque de resto foi um dia bem quente desde o momento em que as nuvens baixas se dissiparam, ao final da manhã.
Felizmente parece que as previsões mudaram e agora teremos finalmente alguma instabilidade, tão típica desta altura do ano, e menos calor do que aquele anormal que tivemos. Nesta madrugada, pelo que vejo aqui e pelas manchas de barro nos carros, já choveu na minha zona e até trovejou, no entanto eu estava a dormir e não dei conta destas "tormentas". Ainda assim, a "chuva" deve ter sido resumida a umas pingas grossas de trovoada, porque na realidade não acumulou nada em nenhuma estação em redor. As perspetivas para esta tarde são diferentes, e até já se começa a ver instabilidade em mar aberto, a sudoeste. Veremos o que acontece! O que é certo é que está um tempo bem abafado, de trovoada, e algo esbranquiçado por causa do pó mouro!
Está ali uma linha jeitosa a sudoeste...
Só espero que tudo o que possa passar em Peniche (se é que chega cá alguma coisa) passe antes do jantar, porque tenho um evento na rua à noite que não pode de maneira nenhuma ter chuva!
Parece que é de propósito. Sempre que tenho eventos ao ar livre pumba
Aí vem uma linha interessante, movimento longitudinal SSE-NNO e deriva para Norte/NNE: vai haver muitas fintas e talvez só as últimas células comecem a entrar.
Andam relatos pelas redes sociais de um eventual fenómeno extremo de vento em Setúbal pelas 3h45
Tem graça que por volta dessa hora, quando a chuva já tinha acalmado, apercebi-me de algumas rajadas pontuais, mas nada de anormal. Alguém sabe ou viu o que se passou?
Aparentemente foi uma situação parecida com o que ocorreu em Beja no mês passado, de acordo com os registos das estações wunderground da cidade, embora não tão significativo em termos de subida de temperatura.
Depois de uma madrugada com alguns trovões longinquos e pingos de lama, a manhã foi calma e de sol poeirento. Algum calor e humidade, a criar um ambiente verdadeiramente tropical!
A tarde está a querer trazer mudanças... Céu a encobrir e a escurecer para sul/sudoeste com a aproximação da linha de instabilidade.
Bastante actividade eléctrica no oceano! Vamos ver até que ponto as poeiras não irão afectar a convecção...
Vento de SW fraco, mas já esteve mais moderado. 26,8ºC e 51% HR
Depois de uma manhã e início de tarde de céu branco, ficou o céu nublado e já se nota alguma aragem. Já se nota mudança - esperemos que seja um presságio para algo melhor!
Há um problema com o mosaico dinâmico dos radares. Parece-me que perto do limite do alcance de Arouca os ecos sobrepõem-se aos ecos de Coruche.
As células que estavam a ser identificadas por Coruche desaparecem quando entram na zona de alcance de Arouca:
O mosaico de radares (não dinâmico) parou às 13:30 utc
No entanto as células vistas só pelo radar de Coruche parecem mesmo ter perdido os ecos mais fortes: