Seguimento Litoral Centro - Junho 2022

Bom dia,
Não tenho vindo muito aqui porque não há grande coisa para dizer - é que tem sido, nos últimos tempos, um calor dos infernos e poucas esperanças de mudança clara. A única grande diferença ontem foi a nebulosidade durante a manhã, porque de resto foi um dia bem quente desde o momento em que as nuvens baixas se dissiparam, ao final da manhã. :calor:

Felizmente parece que as previsões mudaram e agora teremos finalmente alguma instabilidade, tão típica desta altura do ano, e menos calor do que aquele anormal que tivemos. Nesta madrugada, pelo que vejo aqui e pelas manchas de barro nos carros, já choveu na minha zona e até trovejou, no entanto eu estava a dormir e não dei conta destas "tormentas". Ainda assim, a "chuva" deve ter sido resumida a umas pingas grossas de trovoada, porque na realidade não acumulou nada em nenhuma estação em redor. As perspetivas para esta tarde são diferentes, e até já se começa a ver instabilidade em mar aberto, a sudoeste. Veremos o que acontece! :pray: :trovao: O que é certo é que está um tempo bem abafado, de trovoada, e algo esbranquiçado por causa do pó mouro!

Está ali uma linha jeitosa a sudoeste...
Só espero que tudo o que possa passar em Peniche (se é que chega cá alguma coisa) passe antes do jantar, porque tenho um evento na rua à noite que não pode de maneira nenhuma ter chuva!
Parece que é de propósito. Sempre que tenho eventos ao ar livre pumba ‍

O céu tem aumentado temporariamente de nebulosidade e o vento de SW também tem vindo a aumentar bem de intensidade desde o início da tarde.

Bela linha a sudoeste, vamos lá ver o que nos traz :D

Aí vem uma linha interessante, movimento longitudinal SSE-NNO e deriva para Norte/NNE: vai haver muitas fintas e talvez só as últimas células comecem a entrar.

D1jdAkZ.jpg

se9i5S3.jpg

T6sa88d.gif

Andam relatos pelas redes sociais de um eventual fenómeno extremo de vento em Setúbal pelas 3h45 :unsure:

Tem graça que por volta dessa hora, quando a chuva já tinha acalmado, apercebi-me de algumas rajadas pontuais, mas nada de anormal. Alguém sabe ou viu o que se passou?

Aparentemente foi uma situação parecida com o que ocorreu em Beja no mês passado, de acordo com os registos das estações wunderground da cidade, embora não tão significativo em termos de subida de temperatura.

Rajada de 90,8km/h nesta estação e 65,5km/h nesta.

Uma estação em Palmela também registou um pico de vento às 3:49h, mas menos significativo.

Curiosamente a essa hora o radar nada mostra de especial, ecos verdes, após as células terem passado.:intrigante:

Aliás é até difícil de justificar os cerca de 4 mm de S.Nicolau, mas essa estação nunca é de fiar no que toca a precipitação.

nuFJXYr.jpg

Depois de uma madrugada com alguns trovões longinquos e pingos de lama, a manhã foi calma e de sol poeirento. Algum calor e humidade, a criar um ambiente verdadeiramente tropical!
A tarde está a querer trazer mudanças... Céu a encobrir e a escurecer para sul/sudoeste com a aproximação da linha de instabilidade.
Bastante actividade eléctrica no oceano! Vamos ver até que ponto as poeiras não irão afectar a convecção... :intrigante:

Vento de SW fraco, mas já esteve mais moderado.
26,8ºC e 51% HR :hehe:

Depois de uma manhã e início de tarde de céu branco, ficou o céu nublado e já se nota alguma aragem. Já se nota mudança - esperemos que seja um presságio para algo melhor! :pray: :trovao:

Há um problema com o mosaico dinâmico dos radares. Parece-me que perto do limite do alcance de Arouca os ecos sobrepõem-se aos ecos de Coruche.
As células que estavam a ser identificadas por Coruche desaparecem quando entram na zona de alcance de Arouca:

CM8dNg9.jpg
AujpjHq.jpg

O mosaico de radares (não dinâmico) parou às 13:30 utc

PBo65Po.jpg

No entanto as células vistas só pelo radar de Coruche parecem mesmo ter perdido os ecos mais fortes:
nAevbsK.jpg

Última edição: