pelos vistos sempre choveu bem por cá, tenho acumulado 8mm, à volta para cá notou se logo quanto mais perto de Coruche mais humidade ficava e quando virei para a Fajarda começou a surgir poças de água
tou a ter a máxima agora com 20.2ºC, uma queda de uns 15ºC de ontem para hoje
A "festa" acabou a meio da tarde, não choveu mais nem ouvi mais nada, embora tivesse sido á distância.
O céu mantém-se muito nublado e ameaçador, e o vento rodou para S e sopra fraco.
Boa tarde.
Em Abrantes, após uma semana de temperaturas opressivas, finalmente as condições atmosféricas retomaram valores mais próximos da normalidade. O termómetro manteve-se quase sempre abaixo de 24ºC e só ultrapassou os 27ºC por breves minutos. Infelizmente apenas caíram uns pingos de chuva...
belos céus e fotos sensacionais!
Céus interessantes, prometedores, mas ... tudo pouco molhado à superfície. As nuvens médias e médias/baixas bem se espremeram, só que pelo caminho até ao solo a maior parte da chuva evaporava-se devido ao ar gradualmente mais seco à superfície e níveis baixos. Nas zonas dos níveis baixos em que ocasionalmente a humidade era maior, ainda conseguiu chover e acumular.
Aqui na Póvoa... , mas no Parque das Nações, cerca das 13 h (12 utc) ainda choveu que deu para molhar. Depois de secar, os veículos ficaram todos camuflados
Algumas fotos de telemóvel no IC2, prestes a chover, cerca das 12h55. Na segunda foto já se via a aberta do lado do ar mais limpo e frio. Na primeira foto, são bem visíveis as poeiras do lado "sujo" da linha de instabilidade.
Mais tarde, por volta das 15h40, com a linha a afastar-se para o interior e para norte, sol quente e vistas de novo no IC2, para os quadrantes Leste.
Últimas duas fotos em Santa Iria.
belo poente e composições a terminar um dia mais ameno e mais próximo da normalidade de Junho.
Dia de acumulados em geral reduzidos aqui pela RLC. Leiria com o valor mais alto, 5,4 mm.
Uma minoria de estações ainda superou os 25ºC de temperatura máxima; Alvega a única que utrapassou os 30ºC, com 32,8ºC.
Descida também notável nas mínimas. Setúbal teve a mais baixa, 11,3ºC.
Rajadas máximas predominando de Sueste, mas os valores mais elevados foram de Sudoeste e de Oeste, 42,5 Km/h em Soure e 41,8 Km/h em Oeiras, respectivamente.
Humidade relativa continuou a subida que vinha registando desde o dia 14. Mesmo assim, ainda várias estações com valor mínimo da HR inferior a 60% e até algumas abaixo dos 50% na AML e Região Oeste. Alvega com o valor mais baixo: 32%. Torres Vedras também com valor baixo, 35%.
Valores máximos da HR superiores a 90% em quase todas as estações. Alvega com o menor valor da HR máxima: 89%.
Boa tarde,
A tarde de ontem prometia, no entanto acabou por não dar em nada já que o grosso da tempestade passou ao lado. De facto, nem sequer houve direito a uma chuvinha, já que a precipitação ficou resumida aos típicos borrifos grossos de trovoada. Ainda sob influência das trovoadas, mas com as células mais afastadas, a temperatura subiu bastante e de forma repentina, alcançando os 27ºC por volta das três da tarde - fazendo lembrar uma espécie de heatburst. Não tão intenso como aquele de há umas semanas em Évora, ou aquele que vivi em agosto de 2018 perto da Praia da Falésia e que ficará para sempre na memória, mas ainda assim algo semelhante. Digo isto pois mal o céu "abriu" e veio a bela da nortada, varrendo a massa de ar quente numa hora e aumentando de forma drástica a humidade relativa.
Hoje entretanto continua o céu nublado, as abertas e a instabilidade no ar. Está bem quente, no entanto, com a temperatura a ultrapassar os 25ºC apesar da nortada mais intensa hoje.
Ontem 17, um dia normal de Junho, com noite fresca e registo de acumulados de precipitação, 0,1 mm, apenas em quatro estações (Cabo Carvoeiro, São Pedro de Moel, Dunas de Mira e Coimbra/aeródromo):