Seguimento Litoral Centro - Junho 2022

No meio de um céu empoeirado lá vão aparecendo alguns altos-cúmulos com virga aqui pela margem sul do Tejo…

99437293e39da04b92200df62d7b02da.jpg

Boas pessoal,

tarde bem passada na Praia da Figueirinha, já não ia lá a algum tempo. Estava mais quente na praia à hora que saímos do que no caminho pela Arrábida. Passámos a Ponte Vasco da Gama e a temperatura passou os 27ºC, coisa nada habitual.
Agora, 22,5ºC com 62% de HR e sem vento:(

Boa noite

A brisa acabou por se ausentar durante a tarde e a temperatura lá disparou um pouco. Por aqui foi um leve aumento, mas em Alcochete ainda passou dos 30°C.
Aumento de nebulosidade após o final do dia.

Extremos de hoje (dia 14):

Montijo: 17,5°C / 26,7°C
Alcochete: 18,3°C / 30,4°C

Grande confusão nos modelos quanto aos próximos dias. Penso que uma coisa seja certa: a temperatura vai descer um pouco.
Quanto á instabilidade, tudo ainda muito incerto, é um questão de ir acompanhando ao pormenor.

Parece que vamos ter animação aqui para os nossos lados. É acompanhar.:trovao:
jSWF0Wo.jpg
m
Tempo húmido, parece prometer.

A descarga mais próxima até ao momento já terá sido visível, do Cabo Espichel, por exemplo:

UCuhZHZ.jpg

O movimento geral parece ser Sul-Norte mas algumas células derivam para Leste mais a sul e outras parecem progredir para NNO, mais a norte, mas depois aproximam-se:

JyjE1j3.jpg

UNOtA33.jpg

Última edição:
Os ecos disseminados estão a ficar mais consistentes, mas ainda fracos, talvez mais virga do que chuva:

HHl2bTY.jpg

KIHe1CQ.jpg

mdU5EsR.jpg

sim por aqui não deu nada, ainda por cima do lado oeste (eu e Coruche) ficou ainda mais fraco, se caiu algum pingo não dei por isso, do lado leste está melhorzito o radar, tenho as nuvens por cima de mim agora, entretanto a lua voltou a ficar descoberta a sul mas não deve durar muito tempo

Há ali uma célula com um fenómeno que pode ser interessante, tem movimento Sul-Norte e já mantém aquele eco concentrado há cerca de vinte minutos, laranja/vermelho:

Vai passar perto do Cabo Raso e Cabo da Roca:

PFDg5UX.jpg

Ao mesmo tempo, Setúbal na trajectória daquela linha de células. Alguma coisa tem de resultar daquilo, já não pode ser tudo virga:
UAETwnO.jpg