Seguimento Litoral Centro - Junho 2023

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Célula do Campo de Tiro de Alcochete a crescer bem:
Uwmkgei.jpg

E eu a fazer timelapse. :cool:
O dito timelapse. Vejam em 4K. :D

e pela primeira vez ao fim de 1h e pouco, deixei de ouvir trovões, ainda cai uns pingos, 4.8mm 17.3ºC

ainda subiu para 5.6mm, sinceramente eu acho que a estação do IPMA Coruche teve problema, acho meio impossível só 2.6mm com eco roxo a sul Coruche, sabendo que a estação se localiza perto da zona industrial precisamente a sul de Coruche

As células de Coruche da tarde de ontem, entre as 17h15 e as 20h10.

Expansão final das bigornas de Cumulonimbus capillatus, células de Almeirim e Alcochete/Coruche (Time-lapse 120x, 1 seg=2 min)

Dissipação das células sobre a lezíria e estuário do Tejo-Mouchões (Time-lapse 120x, 1 seg=2 min)

Última edição:
Impressionante a quantidade de descargas nessa zona!!!:surprise:

3hhJC6x.png

é impressionante o constante barulho de trovões :trovao:

Usando a magia do JavaScript, consegui mostrar todas as descargas no mapa entre as 17:53 e as 19:13, onde contei 3247 DEAs :shocking:, nesse mesmo período, dentro da área assinalada a verde:

7720232546990.png

Última edição:
Usando a magia do JavaScript, consegui mostrar todas as descargas no mapa entre as 17:53 e as 19:13, onde contei 3247 DEAs :shocking:, nesse mesmo período, dentro da área assinalada a verde:

Ver anexo 5744
Impressionante de facto. Maior parte dessas descargas foram intra-nuvens.

P.s. Tens de ensinar-nos esse truque do javascript ;)

Bom dia.
Da minha janela (virada a E/SE), já vejo umas formações nebulosas a desenvolverem-se.
Há muito tempo que não coloco fotos aqui no fórum, alguém me pode dizer qual o programa/aplicação utilizado para fazer o upload das mesmas? Obrigado.

Última edição:
Bom dia.
Da minha janela (virada a E/SE), já vejo umas formações nebulosas a desenvolverem-se.
Há muito tempo que não coloco fotos aqui no fórum, alguém me pode dizer qual o programa/aplicação utilizado para fazer o upload das mesmas? Obrigado.

Parece-me que hoje o desenvolvimento e a circulação estão mais favoráveis aqui para a zona, com as células a formarem-se a Leste e a moverem-se para Oeste tal como na semana passada... veremos! Temperatura nos 28ºC!

Sim, é um dos polos de geração hoje, além da região Oeste (aqui mesmo ao lado, aliás) e a cordilheira central onde já há na Estrela e Açor, fortes, e vêm descendo ao longo das serras.

fNHViX5.png

Aqui na Póvoa de Santa Iria já se vê, a Oeste:
20230603_134014.webp

Última edição: