Seguimento Litoral Centro - Junho 2023



"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,059
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
@david 6 Existe uma estação na localidade Branca, que acumulou 17.6mm em 30 minutos com um rainrate máximo de 55,19mm.
Eu ontem literalmente passei pelas células na zona sul do concelho de Coruche. Foi a maior tormenta que eu vi em muitos, muitos anos... :surprise:

udB9z0fh.png

Estava numa espécie de stormchasing de automóvel e, por volta das 18:05, reparei que estava uma enorme célula na zona de Coruche, com um eco roxo. Lá fui eu em direção à célula, a caminho de Lavre.
No caminho era visível não só a parede extremamente negra da célula (apesar de não estar de todo céu limpo) como foram visíveis vários relâmpagos ao longe e um ou outro trovão. Após passar a aldeia dos Foros de Vale Figueira, vieram enormes rajadas de vento vindas da célula (provavelmente um downburst) acompanhado de uma chuva forte repentina que apareceu quase do nada. Várias coisas estavam a voar naquele momento, o que apenas demonstra a força do vento. A temperatura também caiu rapidamente, dos 19ºC em Foros de Vale Figueira para os 13ºC pouco antes de chegar a Lavre no termómetro do carro. :cold:
A coisa até acalmou entretanto. Na altura não consegui ver as imagens de radar mas apercebi-me de que as zonas mais escuras estavam a oeste. Assim, decidi mudar a trajetória e virei em direção às Cortiçadas de Lavre e daí em direção aos Foros de Carapuções, São Torcato, Biscainho e, por fim, à Reta do Infantado.

Após passar a zona das Cortiçadas de Lavre começou um espetáculo brutal de luz, som e precipitação. A situação entre os Foros de Carapuções e São Torcato estava medonha, com chuva torrencial e um ou outro lençol de água na estrada. No entanto, entre São Torcato e Pelados a situação estava um pandemónio - enormes lençóis de água, enxurradas e continuava a chuva torrencial. Nesse momento ainda tentei enviar uma mensagem aqui para o fórum mas infelizmente parece que a ligação de Internet foi cortada por causa do tempo extremo. De salientar o facto de muitas ervas estarem bastante viçosas até, contrastando com a situação há duas semanas.
lwZqvUuh.jpg

iozvogCh.jpg


A chuva parou ligeiramente na zona de Fazenda das Figueiras e no cruzamento com a R251, mas rapidamente voltou a piorar. Vi inclusive vários relâmpagos impressionantes diante dos meus olhos, a poucas centenas de metros, e entre Fazenda das Figueiras e Casa Branca chegou a cair granizo. Na zona entre a Casa Branca e o Biscainho a temperatura atingiu os 7ºC no termómetro do carro e inclusive, ao pé dos cursos de água, havia alguma névoa à superfície (apesar da trovoada e da chuva forte). :uau:
A Reta do Infantado entre Biscainho e Santo Estêvão estava totalmente esbranquiçada, sinal de que tinha caído ali granizo há poucos minutos. Já não apanhei nenhum granizo mas continuou a chuva forte até à rotunda do Infantado. Após passar a rotunda a chuva começou a cessar e a temperatura começou a subir rapidamente. Se na zona de Santo Estêvão estavam 14ºC, em Porto Alto já estavam 21ºC. Entre Porto Alto e Vila Franca de Xira, com o sol a brilhar e com a nuvem extremamente negra nas costas, ainda caiu um aguaceirozinho que sujou o carro todo. Por volta das oito da noite subi ao miradouro do Monte Gordo, em Vila Franca de Xira (onde estavam 24ºC a essa hora), e a visão a essa hora é simplesmente brutal: por um lado, a brisa de noroeste, a humidade vinda do oceano e o céu geralmente limpo e, por outro lado, a autêntica escuridão das células de trovoada no Ribatejo. Ainda vi um arco-íris em Alverca mas não deu para fotografar nada porque estava a conduzir na autoestrada... :(
x7w4Qkkh.jpg

EGPilNdh.jpg


Eu vivi durante muitos anos em Corroios, portanto eu sei muito bem que este tipo de inundações e enxurradas não são causadas com apenas 20 mm de precipitação. Tendo em conta aquilo que vi com os meus próprios olhos diria que houve zonas ali que acumularam possivelmente 60 mm ou mais num curto espaço de tempo, a nível localizado (e onde não há estações meteorológicas), e eu passei exatamente por essas zonas onde a precipitação foi mais intensa e onde passaram os ecos roxos e vermelhos. E ainda bem que estas bestas despejaram nestas zonas maioritariamente rurais porque, se estas tempestades tivessem passado pela Área Metropolitana de Lisboa teriam causado estragos brutais, não tenho dúvidas nenhumas.
_________________________________
Quanto à minha zona, digamos que pouco se tem passado. Lá se vão vendo as enormes bigornas no Interior e ouvindo um ou outro trovão longínquo de vez em quando (que mal se vai notando no meio do barulho do vento nas árvores - tirando os cães, que começam logo a ladrar), mas tirando isso não tem ocorrido grande coisa. :sono: O céu está constantemente pouco nublado, o vento é fraco, há uma ou outra nortada durante a tarde, as temperaturas têm estado na média desta altura do ano e há sempre aquele sol de trovoada, bastante abafado. A temperatura atual é de 22ºC. :)
 
Última edição:

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Boas
Hoje foi dia de sair da Palheira de Setúbal e ir até Arraiolos, apanhei trovoadas nessa zona com chuva torrencial ainda assim a trovoada não éra muito intensa longe disso...Setúbal mais uma vez viu a trovoada a bater no escudo e nada se passou aqui, acumulados apenas 0,2mm com máxima de 28°C
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,295
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
A primeira trovoada do dia, entre Loures (Lousa) e a Malveira, começou cerca das 13:57utc e terminou às 14:13utc. Teve poucas descargas e mal formou a bigorna, mas teve precipitação forte que se centrou sobre uma estação, Rogel, próxima de Santo Estêvão das Galés: 14,2 mm em cerca de uma hora, mas com um início muito forte na mesma altura da trovoada, em que acumulou 11,2 mm em menos de 15 minutos e um pico de 5,1 mm/5 minutos inserido no meio desse período. O isolamento no tempo e no espaço e o aspecto sempre algo desconjuntado da célula é que tornam este acumulado mais notável.
Outras três estações, periféricas em relação a esta célula, tiveram os acumulados 4,8 mm (Santa Eulália/Negrais), 3,8 mm (Ponte de Lousa) e 3,1 mm (Venda do Pinheiro).
 

Stormlover

Cumulus
Registo
31 Jul 2018
Mensagens
277
Local
Loures / costa de caparica
Céus de ontem
Desde a Caparica e Loures, para as células Ribatejanas que todas as tardes vão lá beber café.

 
Registo
30 Nov 2015
Mensagens
177
Local
setúbal
Boa tarde. A reportar desde Setúbal com um estupendo dia de final de primavera, excelente para atividades ao ar livre. Temperatura a rondar os 29 ºC, vento fraco e um rio e mar de fazer inveja a muitos destinos tropicais. Um excelente dia para a criançada da cidade espairecer com os pais ao ar livre. O início da semana assim deverá continuar, com um eventual episódio de chuva a partir de quarta-feira. Tem sido um final de maio início de junho com algumas surpresas aqui pelo burgo.
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,480
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Boas!
Tempo a mudar já em Peniche. Céu completamente tapado, todo branco. Ar muito abafado. Uma leve aragem, embora não muito fresca, vai-nos valendo neste bafo quente.