Seguimento Litoral Centro - Junho 2023

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Células fortes na zona de Entroncamento/Tomar/Ferreira do Zêzere

Ecos rosa numa célula entre Cernache e Vila de Rei:

7bW5KqV.png

Bom dia..

Célula a descarregar em Azambuja ou Benavente..
Vista desde Alenquer.
fa6a6ad1e2969343722b7f5721eb1dfb.jpg

Enviado do meu SM-A325F através do Tapatalk

Confirmo!

Por volta das 8h e durante uns 15 minutos passou por Azambuja um bom aguaceiro. :rain:

Bom dia!
Peniche amanheceu molhado. Às 08h15 quando me levantei, e sem que estivesse à espera, estava a chover e as ruas estavam com poças. Não esperava. A EMA do Cabo Carvoeiro, embora não tenha registo algum de precipitação, mostra ter havido um pico de vento precisamente a essa hora.

Bom dia!
Peniche amanheceu molhado. Às 08h15 quando me levantei, e sem que estivesse à espera, estava a chover e as ruas. estavam com poças. Não esperava. A EMA do Cabo Carvoeiro, embora não tenha registo algum de precipitação, mostra ter havido um pico de vento precisamente a essa hora.
Pela Ericeira também caiu uma forte chuvada pela manhãzinha. Agora vento já não de sul mas sim de noroeste. Boas abertas.
Há algum item aqui no fórum sobre o El Nino? Gostava de saber mais coisas sobre essa matéria. Parece ser de extremos mas que se passa só no oceano pacífico (com reflexos em todo o globo, eu sei)

Última edição:
Chove em todo o lado menos aqui
Quer dizer... Em Peniche não tem chovido, não relampejou, não trovejou... deixem lá cair aqui uns pinguinhos porque isto não tem sido fácil com o bafo quente nada habitual por aqui! :pray:

Nas EMA´s da RLC mal se detecta a precipitação que ocorreu pela Região Oeste. Na rede WU sim, há bastantes acumulados, em geral fracos, claro, mas alguns superaram os 3 mm.
No entanto, tudo muito disperso, talvez se possa dizer que esta aleatoriedade é típica de uma corrente de noroeste.

Acumulados das EMA da RLC 2023-06-13
00:00-14:00utc

6,4 mm Coimbra aeródromo
7,6 mm Coimbra Santa Clara
2,7 mm Coimbra Observatório
5,7 mm Lousã aeródromo
2,6 mm Lousã Candal (621m)
3,9 mm Lousã Trevim (1167m)

0,0 mm São Pedro de Moel
0,5 mm Leiria aeródromo
0,7 mm Alcobaça
0,0 mm Rio Maior
0,0 mm Torres Vedras Dois Portos
0,0 mm Santa Cruz aeródromo
0,0 mm Arruda dos Vinhos
0,0 mm Coruche
0,2 mm Lisboa Amoreiras
0,0 mm Lisboa Geofísico
0,8 mm Lisboa Ajuda
0,0 mm Barreiro Lavradio
0,0 mm Alcochete Campo de Tiro
0,0 mm Pegões

Nortada abençoada voltou, Amadora nem dos 22ºC passou (até rimou).
Iremos ter dois dias de lestada pela capital, nada de novo no Verão, depois volta o regime habitual.

Mais uma ano com a tendência de Junho ter uma média de MAX de máxima semelhante (ou até inferior) à de Maio. Se formos a fazer as contas, desde 2019 que isto acontece, sendo 2021 a excepção. É um padrão peculiar e, probabilisticamente, pouco comum.

Boa tarde!
Pela manhã cedo, pelas 8h15, fui acordado por um forte aguaceiro que caiu aqui na zona! Curiosamente, as estações à volta não registaram praticamente nada de acumulado, mas caiu bem e molhou as ruas todas... A olho diria que devem caído uns 2 ou 3 mm.
Rotação do vento para NO, forte nortada com rajadas entre os 40 e os 45 km/h e um dia fresco. Máxima de apenas 21,5ºC!
Melhoria ao longo do dia, com boas abertas.

Ontem ao final da tarde ainda chuviscou um pouco, ameaçando os arraiais de Sto António, mas depois a noite aguentou-se bem.