Seguimento Litoral Centro - Junho 2023

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Bom dia,

Ontem , eu, @criz0r e @Lightning rumámos novamente ao monte do silêncio (cota 250 mts, junto à barragem da mula - Serra de Sintra) para mais umas medições extremas de vento.
Registámos muitas rajadas acima de 100 km/h , a mais alta foi de 110 km/h.
A velocidade média andou nos 75/80 km/h .
Temos a noção que é uma atividade algo perigosa , pois o vento é extremo e o próprio local dos registos não é propriamente fácil de se estar.

@TiagoLC a estação de Oeiras é sem duvida muito interessante, mas em termos de velocidade média, pois rajada máxima não costuma ser nada do outro mundo. Aqui deste lado onde vivo (Alcabideche) conseguimos ter as 2 componentes de forma brutal.
Ontem a estação da cresmina foi aos 93 km/h, portanto para mim o cabo Raso nunca será representativo desta região.

Última edição:
@TiagoLC a estação de Oeiras é sem duvida muito interessante, mas em termos de velocidade média, pois rajada máxima não costuma ser nada do outro mundo.
A estação de Oeiras chega pelo menos aos pés das estações IPMA do Cabo da Roca e Raso (tanto em rajada como em vento médio, é só ver o registo dos últimos dias) entrando facilmente no pódio das mais ventosas do país. Não quer dizer muito, claro, devido ao número escasso de estações, mas já revela bastante potencial. Agora é fazer uma pesquisa mais aprofundada do terreno. :D

A estação de Oeiras chega pelo menos aos pés das estações IPMA do Cabo da Roca e Raso (tanto em rajada como em vento médio, é só ver o registo dos últimos dias) entrando facilmente no pódio das mais ventosas do país. Não quer dizer muito, claro, devido ao número escasso de estações, mas já revela bastante potencial. Agora é fazer uma pesquisa mais aprofundada do terreno. :D

Se ampliarmos a escala temporal em termos anuais obviamente que os cabos serão mais ventosos, por alguma razão há poucas arvores no raso.
Eu não disse o contrário, claro que acompanha em certos alturas tipo esta.
Sinceramente não acho as rajadas máximas dessas três estações nada de especial, nunca achei, pois o meu contexto é diferente e tenho a certeza absoluta que na região onde vivo tenho valores bem superiores,fácil,facil.
Abraço.

Última edição:
Bom dia,

De regresso ao Ribatejo por alguns dias; está muito frio pelo Porto... :lol:
Calor cá por baixo, mas não tão mau como esperava encontrar. O vento ao final da tarde ajudou bastante na diminuição da sensação térmica, proporcionado uma agradável caminhada fotográfica :)

Ficam um par e meio de registos do entardecer de ontem, ainda muito enrubescido pelos fumos canadianos:

Dx1GNiN.jpg

xu9rRPe.jpg

2L15FlF.jpg

Última edição:
Temos a noção que é uma atividade algo perigosa , pois o vento é extremo e o próprio local dos registos não é propriamente fácil de se estar.
Precisamente, basta pensar que estamos em plena "tempestade tropical". Enquanto podemos estar abrigados nos blocos e estender o braço tudo bem, o pior é quando é preciso passar por cima dos blocos e não temos árvores para nos agarrar. O Monte do Silêncio é mais difícil do que a Peninha.
Também "recomendo" o Monte Olimpo (subida pelas Pedras Irmãs) para levar uma boa tareia de vento. Nunca consegui fazer lá medições em condições...

Boas!

Dia ventoso aqui por Rio Maior! Temos céu com algumas nuvens e bastante menos calor hoje, até diria que está fresco! :D

A estação WU que me serve de referência aqui marca 22,4ºC.

Boa noite,

Hoje aproveitei o dia de folga, para espreitar as estações da zona, primeira estação do dia São João da Talha esta é para esquecer, está instalada no beiral de uma vivenda, instalação mal aproveitada, não está exposta ao vento. Segunda do dia, Estacal Novo já lá tinha andado e não a descobri, boa instalação do que me pareceu, está presa num mastro, não me consegui aperceber da envolvente e por ultimo Vialonga continua uma incógnita não a consegui descobrir, esta ali próxima do restaurante e dos terraços dos prédios.

Não tenho fotos pelo simples facto da privacidade e para não ser abordado :lol::eek:

Agora 19.4º C e 74% de HR, depois de um dia bem mais fresco!

Boas noites,

Dia mais fresco e muito ventoso por Samora hoje. A máxima deve ter andado entre os 28 e os 29 ºC, valores registados pelas estações de Salvaterra e de Santo Estêvão.

Ao entardecer, a caminhada de hoje foi mais difícil do que a de ontem com tanto vento a empurrar, mas é sempre bom para desentorpecer as pernas :)

O poente foi, novamente, bem bonito, muito por culpa, ainda, dos fumos canadianos que parecem não querer ir embora...

npEsmSb.jpg

OObBPGA.jpg

GNvm2za.jpg

zwVxS1Z.jpg

30 a 40 Km/h no Casal da Serra, zona alta da Póvoa de Santa Iria. Normal para uma nortada típica de Julho.
Rajadas 50 a 60 Km/h nas esquinas. Lá em cima, nos décimos andares, dizem que é infernal o vento, mas mesmo assim certas esquinas ao nível do solo não devem ficar atrás, a diferença é que lá em cima é constante, enquanto que cá em baixo é com rajadas periódicas devido à turbulência produzidas pelas fachadas de onze a treze pisos e largura concâva a toda a rua com 200 a 260m, viradas a norte, uma perfeita barreira à nortada.

17,2ºC

Bons dias,

Conforme o @jonas_87 já tinha referido anteriormente, decidimos realizar mais uma "caçada" no Monte do Silêncio na 4ªFeira e acabámos a levar mais uma dose de porrada. Sítio realmente incrível, é ver para crer.

Sendo ontem o dia mais agressivo deste evento, desloquei-me novamente até Sintra para tentar abordar o Monte da Cruz partida mas tive algum receio de ir sozinho e fiquei-me pelas Almoinhas. É um local extremo e perigoso com ventos desta magnitude.

Ficam alguns registos do massacre.

Monte do Silêncio

IMG_20230630_014005_330.png
WhatsApp-Image-2023-06-29-at-11.45.15-_2_.jpg

Almoinhas Velhas

Screenshot_2023-06-29-20-18-16-636_com.vaavud.android.jpg