Seguimento Litoral Centro - Junho 2025

Não queria mesmo ter de apostar na instalação de ar-condicionado, mas tanto eu como a minha mulher já percebemos que muito provavelmente se trata de uma inevitabilidade. A típica qualidade nacional de construção das casas assim o obriga, tornando o ambiente insuportável e o descanso uma miragem.
Boas. Eu também estive reticente mas acabei por o fazer e digo que foi o melhor que fiz, acabaram-se as noites mal dormidas e mesmo durante o dia quando o calor aperta ligo-o e a qualidade de vida no interior da casa melhora bastante, pode não ser barato mas compensa.

Máxima provisória de 40.7ºC em Lousã-aeródromo(ipma).
Dia muito quente no centro-norte, a zona com as maiores anomalias em relação ao normal.

Última edição:
Dá-me a sensação que hoje está menos calor que ontem
Certo, está menos 1ºC a 2ºC, mas era o que a previsão automática do IPMA indicava.

Até às 16h30 estão assim as máximas já atingidas em Lisboa:
32,0ºC Geofísico
31,1ºC Ajuda
36,5ºC Amoreiras
31,2ºC Carnide (AML)

Nos arredores:
33,6ºC Loures (AML)
30,3ºC Amadora (AML)
30,3ºC Belas (AML)
31,9ºC Algueirão (AML)
29,5ºC Oeiras (AML)

Margem sul da AML
33,0ºC Lavradio
32,5ºC Barreiro (AML)
32,3ºC Moita (AML)
31,2ºC Montijo (AML)
30,8ºC Corroios (AML)
29,9ºC Almada (AML)
32,4ºC Alcochete (AML)
33,6ºC Quinta do Conde (AML)
35,0ºC Palmela (AML)
34,9ºC Castelo Palmela (AML)
30,1ºC Setúbal (AML)

A maior parte das máximas foi atingida há horas atrás, temperaturas a acusarem um recuo da massa de ar quente interior.

Compare-se com ontem à mesma hora:

Hoje/Ontem
Temperatura em Lisboa não está mais elevada do que ontem.

Temp-RLC_20250617-15.webp
Temp-RLC_20250616-15.webp

Última edição:
Filme rápido de satélite durante o dia de hoje: identifica-se o único "ponto quente" da convecção no território.

Chegada da frente de nevoeiro à costa Oeste do distrito de Lisboa.

19ºC/20ºC por toda essa costa.

Mas nada chega aqui à linha da Póvoa, continua 28ºC/29ºC. :calor:

Última edição:
Bom dia,
Depois de uma rara mínima tropical, de 20,3°C, a temperatura segue já acima dos 26°C e ainda nem nove da manhã são. Hoje parece que já não vou ter tanta sorte, o vento está de nordeste.
Afinal não. Depois de ser atingida a temperatura máxima de 30,3ºC às dez da manhã, começou a soprar um vento de oeste/sudoeste que levou a uma redução muito gradual da temperatura. Por volta das nove da noite entrou o nevoeiro, aumentando consideravelmente a humidade relativa. Estão neste momento 18,5ºC, está nevoeiro e a humidade relativa encontra-se nos 93%. :w00t: