Seguimento Litoral Centro - Junho 2025

apanhei esse timido com o tele

Capturar.webp

Já vi varios videos destes, alguem por ai que me possa explicar que fenómeno é este?
É que por aqui, pelo Porto Novo tb vi ai as 19 horas uma nuvem bem mais pequena mas estranha...algo que nunca tinha visto!!
Não faço a mínima ideia do que foi, isto não foi apenas o fenómeno comum de nevoeiro repentino que já foi por aqui referido e que eu vivendo na Figueira bem conheço, as rajadas de vento eram brutais, o vídeo não conseguiu apanhar essa parte mas havia chapéus de sol e tapa-ventos a voar

Boa noite,

Refugiei-me no Magoito para refrescar um pouco as ideias, e terminei a tarde com 19ºC em vez dos 35ºC que ainda se faziam sentir no Cacém. :D

194e999c-426c-4c93-807f-95834e74ab28.webp

Neste momento, de volta à base, relato vento moderado de NE, tendo rodado (de NW) há pouco. A temperatura, que já ia nos 23ºC, segue já nos 30ºC, em subida rápida. :calor:

ainda 30.9ºC, é... isto hoje devido a vários fatores, esta trovoada muito perto no final da tarde por um lado foi bom para refrescar com os pingos por outro.... agora as nuvens tão a reter o calor e não deixam a temperatura descer como o costume... acho que ao fim de muitoooo tempo vou ter minima tropical, já nem me lembro da última vez que tive

Impressionante o calor que faz agora em algumas encostas da Serra da Carregueira... E nas zonas urbanas em redor...Parecia que ia ficar fresco, quando o vento girou para NE e as temperaturas dispararam.
No entanto, em algumas zonas verdes parece que o ar condicionado está ligado, pois não sofrem tanto com a "lestada".
Não há duvida que a floresta ajuda a mitigar o calor (e o frio).
Grande contraste de temperatura, também entre as zonas altas e o Parque Urbano do Fitares, por exemplo (particularmente na parte junto à ribeira de Barcarena), onde parece que o AC está bem ligado.
Curiosa também a luta entre ar quente e fresco em alguns locais, onde pode-se sentir um pouco de ambos, simultaneamente.

Última edição:
Ao início da noite, com o vento de norte/noroeste, até parecia que a temperatura esta noite ia ser mais reduzida que a noite passada, mas entretanto começou a soprar uma brisa de nordeste e a temperatura estagnou nos 26°C há várias horas. É uma da manhã neste momento e a temperatura segue nos 26,0°C. É a noite mais quente desde o evento de calor de agosto de 2018, porque acho que nem a noite de trovoadas de 20 para 21 de julho foi assim tão quente... :calor:

Temperaturas às 2h00:

30,5ºC Portela da Azóia
28,8ºC Estacal de Santa Iria
29,9ºC MeteoSIAzoia
28,6ºC Santa Iria
28,8ºC Póvoa escola = temperatura aqui na marquise norte que está aberta.
29,0ºC Estação C.F. Póvoa.

Pensei que este fenómeno só ocorria em Portalegre.
Claramente o ar quente agarrou-se à zona urbana desta linha de colinas da margem do estuário.

Também é visível observando as temperaturas na rede Wunderground que as temperaturas mais elevadas correspondem a Lisboa e algumas zonas altas da AML.

Parece certo que não posso abrir as janelas esta madrugada, por enquanto.
27,1ºC interiores.