Seguimento Litoral Centro - Maio 2011



AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Entretanto levantou-se o vento de noroeste por aqui e as nuvens a oeste de mim estão todas a morrer.
A célula de Lisboa à medida que se desloca para oeste também está a falecer.

Em contra partida, na margem sul estão agora a crescer belas formações.
De SE a NE é vê-las crescer, algumas já com um bom aspecto.
Principalmente a NE de mim, a norte de Alcochete.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Em contra partida, na margem sul estão agora a crescer belas formações.

Caíram ainda agora meia dúzia de pingas grossas, pois essa célula de Lisboa pode afirmar-se que passou de raspão por aqui. De vez em quando o vento também sopra com algumas rajadas moderadas.

André, será que hoje podemos contar com o factor surpresa? :trovao:

É que está tudo com tão bom aspecto... :rolleyes:

---

Temperatura nos 20,7ºC e humidade relativa nos 70%. A pressão tem subido consideravelmente, estando agora nos 1003 milibares.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
uma pergunta tenho uns vídeos do passado dia 29/4, que gostaria de partilhar onde e como posso colocar?:)

Julgo que o mais fácil será criar uma conta no youtube, alojar lá os videos e depois basta colocar aqui os links dos mesmos.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
André, será que hoje podemos contar com o factor surpresa? :trovao:

Pelo menos aqui no litoral oeste, penso que o factor surpresa foi mesmo este inicio de tarde.
Agora com o vento de noroeste a fazer-se sentir, não se deverá desenvolver mais nada.

Já na margem sul, onde o vento de noroeste ainda não chegou, as células continuam a desenvolver-se bem.
O radar já dá conta de bastantes aguaceiros no interior.

lis110502135030.jpg



uma pergunta tenho uns vídeos do passado dia 29/4, que gostaria de partilhar onde e como posso colocar?:)

É simples. Basta fazer o upload dos vídeos, por exemplo no youtube, e depois fazer copy/paste do link do vídeo aqui no fórum. ;)
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Reparem na estação de Almada, a mais próxima do Tejo, no Wunderground.
A célula que ali se formou e "estacionou", deixou "apenas" ali 43mm em pouco mais de 1h.
:eek:
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Reparem na estação de Almada, a mais próxima do Tejo, no Wunderground.
A célula que ali se formou e "estacionou", deixou "apenas" ali 43mm em pouco mais de 1h.
:eek:

Bem me parecia que do outro lado do rio estava a haver festival,com nuvens bem negras e com bom desenvolvimento vertical.
Mas 43 mm numa hora,impressionante..
Por aqui temos o efeito destruidor,o " efeito vento Noroeste ",que nos da muito poucas hipoteses..So se rodar a meio da tarde,o que sera dificil.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,174
Local
Setúbal
Granizada fortissima em Setúbal.


E alguma trovoada.

Em que zona de Setúbal?? onde eu estava não vi cair granizo nenhum mas sim umas grandes gotas de chuva que olhando para partes mais escuras realmente parecia granizo mas ao bater em superfícies dava para ver que era apenas agua! trovoada ficou por dois trovoes fortes esse aguaceiro rendeu 3,4mm aqui e um total hoje de 5,4mm