Seguimento Litoral Centro - Maio 2012

Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
942
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
Continua a chover com intensidade também por Almada, registo a esta altura 18,2mm em Cacilhas. :rain:
 


Maria Papoila

Nimbostratus
Registo
27 Set 2011
Mensagens
1,025
Local
Ericeira
Boa tarde,

Está a chover bem aqui em Lisboa (Marquês de Pombal). Não tem parado de cair mas de vez que quando vem cada carga. Todavia, não está frio.
Está óptimo para almoçar dentro do escritório e poupar dinheirinho para o fim-de-semana de praia que se avizinha :)
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Acumulados até agora 7,8mm e cai sempre igual sem parar um segundo!!

Mínima 14,1ºC

Agora estão 15,6ºC, 98%Hr, 1019,2hPa e vento fraco a rajada máxima foi de 56km/h (11:56)
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Por Mira-Sintra, nevoeiro cerradíssimo (visibilidade inferior a 50m) e 16,4ºC.

34,6 km/h de SO (225º), com rajadas a aproximarem-se dos 60 km/h.

42,8 mm acumulados esta manhã/início de tarde. :rain:
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Quando os modelos não davam mais que 5/10 mm para a zona da grande Lisboa, eis que temos acumulados entre 30 a 50 mm! Surpreendente!



Na Amadora, a olho parece-me que passou mesmo os 50 mm durante a madrugada/manhã!
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Quando os modelos não davam mais que 5/10 mm para a zona da grande Lisboa, eis que temos acumulados entre 30 a 50 mm! Surpreendente!



Na Amadora, a olho parece-me que passou mesmo os 50 mm durante a madrugada/manhã!

O GFS, e mesmo o ECMWF costumam substimar muito a intensidade destas plumas dear tropical...geralmente colocam pontos de orvalho e temperaturas á superficie inferiores ás reais, pelo que normalmente reduzem a instabilidade e a quantidade de agua precipitavel.
É um valor muito importante, 30 a 50mm, mas os modelos podiam ter acertado melhor nos totais...20-25mm pareciam-me razoavies:thumbsup:

O que se passa é que massas de ar assim tão ricas em agua, teem niveis de condensação baixos e rapidamente precipitam bastando para isso pequenas elevações ou pequenos movimentos turbulentos verticais:thumbsup:
 

Dead Cowboy

Cirrus
Registo
18 Mai 2011
Mensagens
55
Local
Seixal / Monte de Caparica (Almada)
Dia bastante chuvoso em ambas as margens do Tejo, com inerentes problemas no trânsito (passar a ponte 25 de Abril no sentido Norte Sul hoje de manhã demorou quase uma hora...). Choveu quase sem parar até perto das 14:00.
Agora pelo Monte de Caparica abate-se nevoeiro densissimo. Mal consigo ver um poste de iluminação a 25 metros da minha janela.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
É um valor muito importante, 30 a 50mm, mas os modelos podiam ter acertado melhor nos totais...20-25mm pareciam-me razoavies:thumbsup:

Valores que só foram atingidos nessas quantias na região de Lisboa/litoral centro. No resto do país pouco tem estado a chover, e já não deverá chover muito mais. A imagem de radar o confirma.

Por aqui fiquei-me pelos 29,8 mm.

De momento 16,2ºC, 99% de humidade e vento fraco de SW.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Caneças acumulou 36mm. E vai já este mês com 61,2mm.

Acho que ninguém estava à espera de tamanho acumulado.
De qualquer forma tudo se resumiu à "grande Lisboa". Mas nem toda. Cais Sodré acumulou apenas 7mm.

Panorama das estações amadoras:

semttulo2yh.jpg


Assim por alto, a EMA da G.Coutinho e o Geofísico vão respectivamente com 30 e 27mm.