Seguimento Litoral Centro - Maio 2012



Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Nova máxima do ano, 30.3ºC.

Neste momento 24.6ºC.
 

supercell

Nimbostratus
Registo
3 Mai 2012
Mensagens
1,247
Local
Aveiro
Re: Seguimento Litoral Centro - Maio 2012
Há instantes:

dsc05955g.jpg

Boa foto, isso é um indício que há humidade na atmosfera não é?
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,738
Local
Loures
Boa foto, isso é um indício que há humidade na atmosfera não é?

Sinceramente penso que não. O sun-dog acontece quando os raios solares atravessam os cristais de gelo (constituintes das nuvens cirrus) com um ângulo de 22º. Não sei se estou certo ou não, pedia confirmação/correcção de alguém mais entendido no assunto:)
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Bem apanhado Duarte :thumbsup:

Hoje ao sair de casa até os olhos me custavam a abrir com tanto sol :lmao:

21,8ºC de momento, máxima de 26,5ºC.

A ausência de vento não permite a descida da temperatura de momento.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Sinceramente penso que não. O sun-dog acontece quando os raios solares atravessam os cristais de gelo (constituintes das nuvens cirrus) com um ângulo de 22º. Não sei se estou certo ou não, pedia confirmação/correcção de alguém mais entendido no assunto:)

Então os cristais de gelo são feitos de quê?:p

Claro que é um sinal de humidade, neste caso na alta atmosfera, tal como todos os fenómenos de halos solares/lunares, nuvens altas e os "traços" dos aviões ( contrail´s).

Todos estes fenómenos são ocorrem com presença de humidade na atmosfera, no caso dos contrail´s é a humidade na atmosfera que impede que os traços desapareçam, porque estes são feitos de vapor de agua, e uma atmosfera já de si humida tem dificuldade em absorver a agua extra que lá é deixada:thumbsup:

Ao longo dos proximos dias teremos a continuação de tempo com algumas nuvens altas devido á humidade tropical transportada em altitude, serão nuvens em geral translucidas, e não se esperam nuvens medias ou baixas pelo que vai continuar o sol forte durante o dia, e então ao anoitecer ou anoitecer poderão ocorrer fenomenos opticos:thumbsup:
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,738
Local
Loures
Então os cristais de gelo são feitos de quê?:p

Claro que é um sinal de humidade, neste caso na alta atmosfera, tal como todos os fenómenos de halos solares/lunares, nuvens altas e os "traços" dos aviões ( contrail´s).

Todos estes fenómenos são ocorrem com presença de humidade na atmosfera, no caso dos contrail´s é a humidade na atmosfera que impede que os traços desapareçam, porque estes são feitos de vapor de agua, e uma atmosfera já de si humida tem dificuldade em absorver a agua extra que lá é deixada:thumbsup:

Ao longo dos proximos dias teremos a continuação de tempo com algumas nuvens altas devido á humidade tropical transportada em altitude, serão nuvens em geral translucidas, e não se esperam nuvens medias ou baixas pelo que vai continuar o sol forte durante o dia, e então ao anoitecer ou anoitecer poderão ocorrer fenomenos opticos:thumbsup:

Ainda pensei que sim, que fosse um sinal de humidade, pela primeira razão que enunciaste, mas depois fiz uma rápida pesquisa e li que se formavam quando a temperatura e humidade eram relativamente baixas... Mas eu que sou bastante interessado pela aviação, esqueci-me desse facto dos rastos de condensação dos aviões, desta vez não tenho desculpa:p Obrigado pela explicação stormy:)
_______
Por aqui céu limpo e noite "quente", (~)20.0ºC.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Ainda pensei que sim, que fosse um sinal de humidade, pela primeira razão que enunciaste, mas depois fiz uma rápida pesquisa e li que se formavam quando a temperatura e humidade eram relativamente baixas...
_______
Por aqui céu limpo e noite "quente", (~)20.0ºC.

Curioso...onde fizeste a pesquisa?
Agora tambem estou em duvida...parece contraditório...:confused:
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,738
Local
Loures
Curioso...onde fizeste a pesquisa?
Agora tambem estou em duvida...parece contraditório...:confused:

Primeiro pesquisei por sundog, mas o artigo da wikipédia (só) está em inglês, e como não sou grande coisa nessa área e o google tradutor por vezes "engana-se", pesquisei por cirrus e li este artigo: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cirrus em que
Os cirrus estão associadas a tempo agradável e a sua direcção indica a direcção do movimento do ar a grande altitude. Formam-se em massas de ar estável, quando a humidade e a temperatura são relativamente baixas. Podem estar associados à presença de chuviscos.
Talvez esteja errado, visto que na Wikipédia, a enciclopédia livre qualquer um de nós pode editar o artigo...
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Primeiro pesquisei por sundog, mas o artigo da wikipédia (só) está em inglês, e como não sou grande coisa nessa área e o google tradutor por vezes "engana-se", pesquisei por cirrus e li este artigo: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cirrus em que Talvez esteja errado, visto que na Wikipédia, a enciclopédia livre qualquer um de nós pode editar o artigo...

Está é uma grande confusão entre condições á superficie e em altitude.

Os cirroestratus podem por vezes estar associados a situações anticiclonicas, aparecendo no fluxo de SW ( no HN) do bordo oeste das altas pressões subtropicais, onde ar tropical é transportado em grandes altitudes e depois forçado a descer.
Nessas condições há geralmente bom tempo e por vezes entrada de ar seco e quente nos niveis baixos e médios.

Em altura, por outro lado, o ar é humido, proporcionando todos os fenómenos opticos que referiste:thumbsup:
 

JoãoPT

Nimbostratus
Registo
4 Nov 2008
Mensagens
1,450
Local
Vidigueira
Normalmente os Cirrus estão associados a zonas com baixa humidade na alta troposfera, e o efeito verificado, neste caso um halo, em nada nos diz que existe muita ou pouca humidade nesses niveis da atmosfera, mas sim que a luz está a ser refractada pelos cristais de gelo que compõem os Cirrus, apresentando o espectro da luz (arco-íris).

Terminando o Off-Topic, sigo com 20ºC, após uma máxima a rondar os 30ºC, dia já bastante quente, mas não com tanto sofrimento, pois havia menos humidade.