Seguimento Litoral Centro - Maio 2015

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,212
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Ora como me parecia que o dia iria estar interessante para os lados da Sintra e arredores e como já tinha algumas saudades da zona

:surprise: espectacular reportagem! Acho mesmo que é uma estreia, corrijam-me se estiver errado, o registo, com dispositivo próprio, do vento na Peninha! Beaufort 11, 105 Km/h e aguentaste-te! :bombar:!
Fotos excelentes! Mas há aqui duas fotos que eu tenho de realçar pela composição e impacto invulgares, as que têm as legendas:
outra vista do "fim do mundo",
junto ao Raso, onde registei 39,4 km/h
captaste a força telúrica da fábrica do vento, estão como disseste, "do outro mundo". :palmas:

Penso que não deves ter dúvidas desse registo de 105,9 Km/h no varandim oriental da Peninha, é o resultado do contornar do maciço rochoso e da capela pelo vento. Também da última vez fiquei surpreendido pelo aumento naquele local específico do santuário (fui atirado ao chão, literalmente). Tenho mesmo que arranjar um anemómetro como esse, acho que será muito interessante traçarmos o perfil da força do vento ao longo da crista da serra, e com algum pormenor mais na zona da Peninha. Também estabelecer as diferenças entre as zonas arborizadas e as clareiras que têm sido abertas, nomeadamente na zona das Pedras Irmãs e Urquinha.

Aquela primeira foto é a do memorial pelos 25 militares mortos no grande incêndio de Setembro de 1966, que eu testemunhei em criança, desde uma casa em Galamares.

A foto nas Azenhas do Mar é invulgar, um retrato muito bom das condições.

:thumbsup: isto é grande dedicação à meteoloucura, salvaguardando a integridade física, claro, faço minhas as palavras do jonas_87!
 


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,212
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Ficam algumas fotos do último fim-de-semana de Maio, localmente em Carcavelos.
Uma primeira série de sábado dia 30 e noite de sábado para domingo dia 31:
Vela de perfil conhecido:
5ZY1IkZ.jpg


Bruma e neblina no Cabo, mar azul calmo e nortada moderada excelente para a vela:
GUIXOGA.jpg

ofqaEGS.jpg

lCJgq8z.jpg

8qDeHQt.jpg


Bandeira verde todos os dias da última semana, vento e mar bons para iniciação ao windsurf, o nevoeiro no horizonte ao largo de Cascais e uma linha de cirrus perdidos, último resíduo de alguma frente dissipada:
lynwoZr.jpg

O1RlJ8O.jpg


Crepúsculo com os tais cirrus, Lua e os planetas do costume, Vénus e Jupiter:
pYOPr1S.jpg

HNK50zz.jpg


De madrugada o céu quase encoberto com rápidas nuvens baixas a brincar com o luar:
Dhpb9z9.jpg

YhhMZUG.jpg
 
Última edição:

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
:surprise: espectacular reportagem! Acho mesmo que é uma estreia, corrijam-me se estiver errado, o registo, com dispositivo próprio, do vento na Peninha! Beaufort 11, 105 Km/h e aguentaste-te! :bombar:!
Fotos excelentes! Mas há aqui duas fotos que eu tenho de realçar pela composição e impacto invulgares, as que têm as legendas:


captaste a força telúrica da fábrica do vento, estão como disseste, "do outro mundo". :palmas:

Penso que não deves ter dúvidas desse registo de 105,9 Km/h no varandim oriental da Peninha, é o resultado do contornar do maciço rochoso e da capela pelo vento. Também da última vez fiquei surpreendido pelo aumento naquele local específico do santuário (fui atirado ao chão, literalmente). Tenho mesmo que arranjar um anemómetro como esse, acho que será muito interessante traçarmos o perfil da força do vento ao longo da crista da serra, e com algum pormenor mais na zona da Peninha. Também estabelecer as diferenças entre as zonas arborizadas e as clareiras que têm sido abertas, nomeadamente na zona das Pedras Irmãs e Urquinha.

Aquela primeira foto é a do memorial pelos 25 militares mortos no grande incêndio de Setembro de 1966, que eu testemunhei em criança, desde uma casa em Galamares.

A foto nas Azenhas do Mar é invulgar, um retrato muito bom das condições.

:thumbsup: isto é grande dedicação à meteoloucura, salvaguardando a integridade física, claro, faço minhas as palavras do jonas_87!

Confesso, que não tinha expectativa de nada de especial, pois as previsões não apontavam para nada de especial, ventos de 30 - 40 km/h e mar fraquito, mas o vento aqui por casa estava algo moderado a ligeiramente forte e como queria dar uma volta com o meu "Toy" mais velho lá fui fazer a voltinha Sintrense e fui digamos brindado com este presente :lol:, o resto é aquela paciência e andar para tentar tirar os bonecos certos, as das legendas foram tiradas a quando da maré baixa um nada acima do farol do Raso,

o anemómetro, acho que vale a pena para quem gosta disto, e para mais a morar perto de um local bestial é quase obrigatório, ainda testei a app. do telemóvel e não resultou e já nem estava em condições para testes, pois já estava demasiado enregelado e não estava ninguém, pois o bom senso tem de imperar, um acidente e ......
alias tenho pena de não levar, ou ir com mais alguém que partilhe deste gosto,

esse incêndio foi quase exactamente um ano antes de ter nascido,

esta ultima, já a caminho de casa não resisti em fazer a paragem e registá-la apesar de estar a chuviscar, o vento curiosamente tinha abrandado bastante, mesmo na Roca, ah e não vi nenhum relãmpago hehe, ( quem me dera ) e já eram quase 22:00h

obrigado ;).
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
602
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
Há pouco, cerca das 16.50, caíram uns pingos em Lisboa e não era de aparelho de ar condicionado ☺