Seguimento Litoral Centro - Maio 2016



Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
disseram me que caiu granizo no concelho de Coruche
É bem provável, só na zona do Biscainho caíram mais 5 de descargas em poucos minutos, e as células nesse momento estavam potentes.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Mais um bonito dia de chuva por aqui, desde as 7 da manhã, e ainda durou até pouco depois da hora de almoço, com aguaceiros moderados.
A tarde foi marcada por aguaceiros fracos e sol, que ainda dura, fazendo lembrar que ainda estamos na primavera.
A nascente que rebentou aqui debaixo da minha casa, à mais de 1 mês, continua a deitar água, e estando a casa construída numa cota mais alta do que o terreno, nunca ma minh vida soube da existência desta nascente temporária.


Enviado do meu Vodafone 785 através de Tapatalk
 
Última edição:

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Irra! É preciso ter azar.. quando uma pessoa está fora da sua área de residência é quando o festival começa, ainda por cima a ver tudo do outro lado da margem, já pude verificar que caiu muita chuva aqui pela margem sul e claro os problemas de inundações já habituais nestas ocasiões em Corroios e Santa Marta voltaram a acontecer, na Cova da Piedade já conseguiram resolver a situação embora por vezes com as chuvas intensas em curto espaço de tempo surjam bastantes lençóis de água. Acho que já era tempo da Câmara do Seixal ou a Junta fazerem algo em relação a Corroios e Santa Marta porque a situação já se arrasta há anos. Lightning excelente registo! Hoje lá te saiu o Euro Milhões eheh :). Aqui vai o meu contributo,

Vista a Sul, esta célula a certa altura pareceu-me ter alguma rotação na base á semelhança do que disse o colega david6

f7uRw8O.jpg


oEZ0oVh.jpg


9zNJ3C8.jpg


Já mais ao fim da tarde a mesma célula vista ao longe,

x3iJ5JR.jpg


aLmqLxK.jpg
 

Mike26

Cumulus
Registo
12 Ago 2015
Mensagens
143
Local
Rio de Mouro/Campo Grande
Boa noite!
Realmente, fora a enorme chuvada que caiu por volta das 12h/12h30, o resto do dia foi totalmente solarengo com algumas nuvens também presentes mas sem nunca tapar o Sol. Máxima de 17,2ºC às 17h e mínima de 10,4ºC registada às 6h da manhã, mantendo-se constante até às 7h.

Pelas imagens de satélite, parece vir algo de oeste em direcção ao litoral centro e sul. Mais chuva para esta noite? :intrigante:
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas noites,

Acumulado diário: 11,6 mm
Acumulado mensal: 75,8 mm

Galamares já vai nos 120 mm.


Segundo os modelos parece que vamos ter mais um período de convecção entre as 5 da madrugada e final da manhã, vamos ver no que dá.


Ainda dois registos feitos por volta das 12:30.
Nevoeiro a levantar da serra.

SP2KFja.jpg


Convecção ao largo de Cascais.


arUL5ON.jpg
 

Garcia

Cumulus
Registo
5 Jan 2014
Mensagens
492
Local
Santa Bárbara (Lourinhã)
Mesmo aqui ao lado, vêm aí uma boa carga de chuva e quiça algo mais.
Chuva aumentar de intensidade, 9,1 mm.
Acumulado mensal: 73,3 mm

off topic:

tenho feito algum trabalho nessa zona.. à uns meses, um pouco mais à frente do lado direito, de onde postaste a última foto (quinta das Patinhas).. e agora nas traseiras do autódromo (quinta da Penha Longa).. :)


Pela Lourinhã neste momento, vento muito fraco e temperatura a rondar os 13.5 ºC..
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,116
Local
Belas
Viajem rápida a Aveiro, pelas 7h da manhã avistava-se nevoeiro a cotas de 200 m nas montanhas que circundam a CREL (Caneças, Loures)

De volta a Lisboa, quando passei Coimbra veio a Bonança, sol primaveril. Só consegui ver o sol às 17h :lol: Pela A1 vi das paisagens mais fantásticas de Portugal combinadas com um céu de matar respiração (células e mais células). Infelizmente não há fotos, não consegui tirar com a câmara do telemóvel no autocarro. Mas fica na memória :).

O antepenúltimo dia de chuva deste evento deu 14,2 mm

Pressão a subir com a depressão a desfazer-se, nos 1008 hPa. Temperaturas de Março:
Máxima de 17,7ºC
Mínima de 11,6ºC

A chuva acaba na sexta, dia 13. Mas o GFS já nos brinda com mais uma cut-off para o meio da próxima de semana...
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
off topic:

tenho feito algum trabalho nessa zona.. à uns meses, um pouco mais à frente do lado direito, de onde postaste a última foto (quinta das Patinhas).. e agora nas traseiras do autódromo (quinta da Penha Longa).. :)


Pela Lourinhã neste momento, vento muito fraco e temperatura a rondar os 13.5 ºC..


Sim, conheço perfeitamente os dois locais, a Quinta da Penha Longa é brutal, quando me sair o euromilhões quero lá comprar casa. :cool:
Entretanto no radar mostra uma celula com eco amarelo a entrar aí perto.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e Garcia