Seguimento Litoral Centro - Maio 2017

vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,319
Local
Ourique


*Marta*

Cumulus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
263
Local
Lisboa
As pessoas já nem sabem o que é trovoada?! :confused:

Acho que as pessoas se assustaram porque não contavam com isso. Eu fechei as janelas de casa era quase meia noite, estava o céu limpo, e fui surpreendida com trovoada perto das 4.30 da manhã. Tive mesmo de desligar o computador, uma vez que ainda estava a trabalhar, porque uma das descargas foi tão forte que mais parecia um sismo, que me abanou tudo... Pessoalmente já estava a contar que pudesse acontecer porque acompanho estas coisas, mas a maioria das pessoas acredito que tenha levado com um valente susto.
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Eu sinceramente, acabei de ver esse artigo e acho ridículo. Da maneira como abordaram a situação mais parece que se tratou de um fenómeno nunca antes visto ou algo divino.

Isto é o resultado de anos a fio sempre a sermos bombardeados pela comunicação social de um País solarengo, Tropical e em que nunca chove ou nunca troveja. Enfim.
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,701
Local
Loures
Mais um dia para destilar... Quando for a altura de ir para a praia, estou para ver se está tanto calor :huhlmao:

Não tenho nada de especial a reportar deste evento, a não ser o fortíssimo trovão que me acordou pelas 04:26. Depois disso, apenas vi mais dois relâmpagos de esguelha pela janela, pois estava a escrever um post aqui no fórum :p
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,584
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Que trovões foram estes que acordaram o país?
Fortes trovoadas com trovões ruidosos acordaram pessoas a meio da noite em três pontos do país. Afinal o que aconteceu? Que trovões foram estes? As explicações do IPMA e as imagens.

daoq-jexuaa1ijx_770x433_acf_cropped.jpg

No Twitter centenas de pessoas usaram o termo "trovoada" e "trovão" esta madrugada, para darem conta de "um estrondo" que as acordou

  • Várias pessoas acordaram esta madrugada com a trovoada que se registou em pelo menos três pontos do país. Em Lisboa, os bombeiros chegaram mesmo a ser chamados por causa de uma árvore que ardeu, no bairro de Alvalade. As redes sociais encheram-se rapidamente de posts a dar conta de um enorme e estrondoso “trovão” e não demorou muito até começarem a ser publicadas as primeiras imagens.

Afinal o que é que aconteceu? Registaram-se esta madrugada três grandes focos de descargas elétricas no território português, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Porto, Lisboa e a região Centro foram as mais atingidas pela trovoada e os vídeos e imagens que reunimos dão conta de uma noite de maio atípica em Portugal continental.

Afinal, o que distingue um raio de um relâmpago e de um trovão? Um raio é na verdade uma descarga elétrica atmosférica ou seja a libertação de energia na forma de eletricidade e ocorre tanto dentro das próprias nuvens, como entre nuvens diferentes. Com menos frequência, atinge o solo e ramifica-se. Os raios têm uma duração média de 0,2 segundos e atingem temperaturas na ordem dos 30,000º Celsius (em comparação, a superfície do Sol ronda os 5,500º Celsius).

A confusão gera-se quando falamos de relâmpagos e os trovões que se lhes seguem. Os clarões de luz que podemos observar olhando para o céu numa trovoada são na verdade enormes emissões de radiação eletromagnética e o termo cientificamente correto é relâmpago. Portanto, o trovão é apenas o som provocado por esta descarga elétrica (e ouve-se alguns segundos depois, o tempo da velocidade que demora a percorrer a atmosfera).

Isto quer dizer que o que acordou centenas de pessoas na madrugada desta quinta-feira foi de facto um trovão, ou vários, provocados pelas descargas elétricas registadas no continente (e não foram poucas como mostra o mapa disponível no site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera).

Uma árvore chegou mesmo a ser atingida, pelas 22h35, provocando um “pequeno foco de incêndio” na zona de Alvalade, em Lisboa, “presumivelmente motivado por um raio” explica uma fonte do Serviço Nacional de Proteção Civil. As autoridades extinguiram “imediatamente” as chamas.

A situação desta madrugada é contudo “normal”, explica a meteoreologista Patrícia Gomes do IPMA ao Observador.

Apesar das temperaturas elevadas, estamos na primavera e é uma época de transição – uma altura do ano em que há muitas variações, tanto vamos ter dias com temperaturas mais baixas com situações de chuva e instabilidade como esta que ocorreu esta noite e que de resto vai ocorrer amanhã [sexta-feira].”


Várias pessoas passaram a manhã a contactar as autoridades sobre o fenómeno. “Muitas pessoas ligaram hoje. É normal nestas ocasiões. Seja granizo, trovoada, tornados… As pessoas ligam sempre” ou para dar conta de fenómenos nas localidades “ou para saberem mais, mas é normal”, confirma uma fonte do gabinete de comunicação do IPMA. “Sabemos que é uma massa de ar instável e que isso tem fenómenos associados ao longo de todo o dia de hoje”, acrescenta.
http://observador.pt/2017/05/25/que-trovoes-foram-estes-que-acordaram-o-pais/
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Boa tarde!

O dia amanheceu com alguma névoa em Leiria que rapidamente dissipou e deu lugar a um dia com algum calor e poeira no céu.

Temperaturas entre os 24 e os 26ºC na estações online aqui na zona.
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Boas, por aqui dia enfadonho e desinteressante. Olhando ao satélite não se vislumbra nada de especial para as próximas horas.

De resto o Sol está ofuscado pela poeira africana.
 
  • Gosto
Reactions: TekClub e StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Esta madrugada filmei um pouco da trovoada, sem grande vista devido aos prédios da zona da Póvoa de S.Iria, e com baixa qualidade. Extraí estes dois grupos de frames, com um intervalo entre ambos de 1min 13 seg. É possível que algum seja da descarga quádrupla das 3:31:33 utc que terá atingido a área de Carnaxide. Não tenho no entanto grande certeza quanto ao minuto/segundo, há uma discrepância de algumas dezenas de segundos e que persiste mesmo depois da correcção do relógio da câmara, e também quanto à direcção e distância. Parece-me que o detector do IPMA não terá registado nenhuma destas descargas.

utc 3:30:32
eX7JYN8.jpg


hE8HCcu.jpg


d4HuIw6.jpg


ZFI8GRp.jpg


AQIRAfe.jpg


fIiFIQD.jpg


utc 3:31:45
Ime4LJa.jpg


p9cHt3o.jpg
 

trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,564
Local
Eborae
As pessoas já nem sabem o que é trovoada?! :confused:

É o que dá ter um pais onde nunca chove e e está sempre de praia, quando acontece algo diferente é um fenómeno do além.

Não é preciso recuar muito, nos anos 80 toda a gente refere que muita vez acordavam com sol e à hora de almoço já havia trovoadas em MAIO ou simplesmente à noite.

Agora é que exportamos o sol e o bom tempo e estamos no 4º ano de seca consecutivo e parece continuar, além que somos um povo demasiado parolo e dependente dos média e das suas parvoíces.

Essas noticias são simplesmente ridículas.
 

Relâmpago

Nimbostratus
Registo
19 Mai 2007
Mensagens
613
Local
Lisboa (80m)
Quanto a uma das descargas desta madrugada, em Lisboa, a do Parque das Nações, 146,7 kA, pelas 3h 25m (creio que foram 3 simultâneas) assustei-me.

Quando me deitei, o céu estava limpo e o havia calma. Fechei por completo o estore. De notar que o meu prédio está em obras de manutenção, havendo para o efeito andaimes. Não vi nenhum clarão, pois tinha o estore completamente fechado (por questão de segurança, devido aos andaimes).

De repente, acordo com aquele estrondo todo, e logo pensei numa derrocada dos andaimes. Depois de já bem acordado me dei conta que era (uma valente) trovoada. A tão desejada trovoada que tão longe tem andado.:D:trovao:

Espero repetição para hoje à noite (ou em qualquer altura do dia):trovao:
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Esta manhã no Cabo da Roca.
Nevoeiro formou-se num instante, subiu arriba num ápice, espectacular.



Uma das pérolas da costa portuguesa...
picture upload sites
_______

Em certa parte até percebo o alarido em torno da forte DEA, talvez numa zona muita urbana o impacto seja mais agressivo.
Em Março de 2013,presenciei duas DEA de 220 kA e 243 kA no mesmo minuto, é algo medonho.
 
Última edição:

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Boas, mais um dia abafado, de manha então...
Máxima de 32,4ºC e mínima de 19,3ºC, temperatura actual igual à mínima da madrugada de hoje...
Realmente, trovoada era à uns anos atrás em que na zona onde morava ( São João da Talha) o barulho do trovão parecia que estava a rasgar algo... era faltas de luz sistematicamente e os Verões eram caracterizados por dias quentes, mas que facilmente se tornavam em amenos, com ventos fortes e trovoadas fortes também.... Lembro-me de haver dias em que trovejava com temperaturas a rondar os 40ºC e quando eram as secas, essas metiam respeito...
Quanto ao de hoje que me acordou eram umas 4h30m mais ou menos, mas estava muito longínquo...