Seguimento Litoral Centro - Maio 2018

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
O ICON parece ser o modelo que se aproxima mais da realidade desse local. Por cá, rajada máxima de 34km/h.

iconeu_sp1-11-6-0.png
 


jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Valores perfeitamente inseridos num aviso amarelo em tons laranja. Acredito que em vários pontos dessa zona se verifiquem rajadas acima dos 80km/h.

Sim, porventura sou dos membros deste fórum que mais legitimidade tem para mandar vir com o ipma sobre avisos de vento, contudo com o passar do tempo a minha postura foi mudando, estou mais tolerante. Ainda assim por exemplo hoje na minha freguesia houve quedas de árvores, se calha a cair num carro, em cima de uma pessoa? Protecção civil de Cascais? IPMA? O Ipma fala em rajadas de 65 km/h junto ao Cabo Raso? Se for preciso tenho mais velocidade de vento que lá, principalmente em rajada. Há desconhecimento profundo do Ipma do vento que faz por cá, assim com muitos modelos falharem na previsão. Aqui estamos todos habituados ao vento não tivesse Alcabideche no seu brasão um moinho, mas sim o Ipma devia se esforçar mais. E se eu disser que o vento caiu que é uma coisa louca e sopra apenas moderado com rajadas. Enfim isto por vezes é um atrofio difícil de entender.
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Se alguma destas células se tivesse aguentado até cá, já chegaria muito enfraquecida, no máximo eco amarelo/laranja, o que poderia trazer uma boa rega , e talvez uma bombinha ou outra
E que tinham sido muito bem vindas, porque a humidade à superfície começa a ser muito pouca Agora nesta altura nada de granizo, achas que queria estragar parte da colheita do próximo ano Em Maio nem a precipitação quer nada por aqui, quanto mais granizo! Granizada à seria começa a ser uma raridade por aqui, tal como a própria convecção! Como disseste e bem, os mammatus salvaram o dia! Grande festival

Tatual: 14.2°c , e vento fraco de Oeste! Isto a partir de dia 15 já vai torrar bem, mas bem
Tinha tudo para correr bem e correu, olha lá aquelas células todas... só não correu bem foi para as vinhas da Bacalhoa... :D
Os mammatus salvaram o dia, no entanto; fantásticos! :cool::palmas:

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 
Última edição:

WindMaster

Cirrus
Registo
19 Jul 2017
Mensagens
32
Local
Espanha
O ICON parece ser o modelo que se aproxima mais da realidade desse local.

Exelente, essa mancha vai demasiado para sul do concelho, mas sim valores 80 km 90 km/h parece me bem.


Os modelos não-hidrostáticos com boa orografia costumam apanhar bem o vento dessa zona, o ICON é não-hidrostático.
Têm o AROME da AEMET que costuma apanhar bem isso, a implementação do IPMA só às vezes não sei porquê, hoje é um dos dias que não.

WOUCtuP.png
[/QUOTE]