A minha mãe às 18.10 mandou mensagem a dizer que em Pegões estava a cair granizo com bolas grandes e estava trovoada. De momento está sem luz. Não tenho fotos ️
Começou por ser uma placa de finos altocumulus/altostratus quase lenticularis. Agora evoluiu para Altocumulus castellanus, sinal de instabilidade, apesar da nortada.
Os agricultores andaram por aqui muito apressados, com vários tractores e reboques a tentar recolher o máximo de fardos de palha que conseguissem, isto por volta das 15:30, mas fui agora espreitar e não conseguiram recolher tantos, pois ainda se encontram muitos espalhados pelos terrenos.
Este inicio de noite, segue ainda amena, pois ainda entrei agora em casa, vindo de t-shirt da rua.
Tarde abafada e com céu parcialmente nublado. Ouviram-se vários trovões da célula de Vendas Novas e segundo me disseram, caiu uma valente chuvada na zona de Canha/Pegões.
A célula de Tomar/Ferreira de Zezere desta tarde, não "brincou" em serviço. Consegui-a observar durante um bom par de horas e o seu crecimento, até á sua formação quase gigante.
Domingo quente! Máxima de 26.7°c , e ao meio da tarde ouvi uns bons roncos das células que passaram esta tarde ao largo de Setúbal , inclusive deu para avistar duas descargas nuvem/solo por cima do Rio Sado
Precipitação não passou de umas gotas grossas onde eu me encontrava, Por aqui Maio segue completamente seco! Ver se a partir de quarta-feira me toca alguma coisa ,que os solos já estão a precisar bastante! Deixo algumas fotos da tarde de hoje , no momento em que o radar mostrava isto