Seguimento Litoral Centro - Maio 2020

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,055
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa noite,
Por aqui, o dia foi de céu nublado durante a manhã e ainda caíram algumas pingas por volta das 11:00, mas não acumularam nada (tal como o previsto). No entanto, durante a tarde, o céu limpou e aumentou o vento. Seguiram-se rajadas bem fortes, de 40 km/h ou superiores, e que só começaram a abrandar depois das 18:00.
A temperatura máxima foi menor que a prevista, devido ao vento, tanto na Charneca como em Corroios. :cold:

Charneca da Caparica
Máx: 21,3°C
Mín: 16,5°C
Rajada máxima: 44 km/h SO

Corroios
Máx: 21,5°C
Mín: 16,8°C

Agora estão 16,5°C e céu pouco nublado. Amanhã poderá ser um dia interessante de instabilidade. Pelo menos há condições para tal, na região: uma massa de ar marítima e amena no Atlântico e uma massa de ar continental e quente no interior da Península e Mediterrâneo. A ver o que nos reserva o dia de amanhã... :pray: :trovao:
 


"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,055
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Bom dia,
Hoje o dia começou com céu limpo e algum vento, no entanto já é possível vislumbrar algumas nuvens a formar-se. Veremos o que nos reserva para esta tarde... :)
Estão 19,6ºC neste momento.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,055
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Parece que se está a formar uma linha de instabilidade ao longo do Litoral Centro, tal como o previsto. :)
EYzWeYu.png


Por aqui está um "sol de trovoada", com 20,1º, vento fraco e um índice UV de 10. :calor:
 

Tufao André

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
1,218
Local
Venda Nova (Amadora)
Boa tarde a todos!!

Por aqui mais um dia calmo, semelhante a ontem, embora com bastante menos vento.
Céu nublado com abertas, vento fraco a moderado de S/SW, sem chuva alguma a registar por enquanto. Duvido que chova, embora haja alguma possibilidade até meio da tarde, mas os aguaceiros fracos que têm ocorrido passam mais a norte!

21ºC e 64% de HR
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Boa tarde,
A manhã foi marcada pelo céu muito nublado, mas o sol, quando consegue espreitar vem bem quente, também por momentos pensava que fosse chover.

Edit:14:15. Caiu uns pingos bem grossos, mas durou menos de 2 minutos.
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,220
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Parece que se está a formar uma linha de instabilidade ao longo do Litoral Centro

Boa tarde

As células são de curta vida, mas há ocasionalmente ecos amarelos, quem os apanhar já poderá dar o dia por ganho:

Sxz9SuP.jpg


Daqui da Póvoa, para o quadrante Oeste, os Cumulus não vão além de mediocris e efectivamente os ecos não têm descido a esta latitude:

20200505_135555
xUUd5BM.jpg


Para o interior, quadrante Leste, a lezíria tem também Cumulus, alguns até parecem ganhar aspecto de congestus, mas tudo bastante reduzido:
20200505_135610
lpzf20W.jpg
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,478
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Bem, tenho estado de guarda ao estendal da roupa :D
Passou uma nuvem roxa aqui rentinho. Estou no centro de Peniche e fez-me mesmo razia. Passou mais por terra.
É negra que se farta! De início parecia alguma trovoada mas vim ver o radar e vi uma célula desavergonhada a aproximar-se. Pus-me de guarda à roupa quase seca! :lol:
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,220
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Bem, tenho estado de guarda ao estendal da roupa :D
Passou uma nuvem roxa aqui rentinho. Estou no centro de Peniche e fez-me mesmo razia. Passou mais por terra.
É negra que se farta! De início parecia alguma trovoada mas vim ver o radar e vi uma célula desavergonhada a aproximar-se. Pus-me de guarda à roupa quase seca! :lol:

Agora já passou tudo e nada se vê já formado sobre o oceano, já podes relaxar a guarda ao estendal :)

As células estão a ser varridas para o interior, movimento SSW - NNE, mas algumas teimosas chegaram a eco laranja:

CHAIhSI.jpg
Jla217y.jpg


A única estação IPMA na RLC que rergistou acumulado de precipitação foi, até às 14h (uma hora atrás), Rio Maior com 0,3 mm. Os ecos amarelos passaram nas malhas largas da rede abaixo da latitude de Coimbra.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,055
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa noite,
Por aqui o dia foi de céu pouco nublado. Não houve chuva, mas também não estava nada previsto. Também foi um dia agradável, mas durante a tarde ainda soprou algum vento. :w00t:

Dados de hoje:

Charneca da Caparica
Máx: 21,2°C
Mín: 15,1°C

Corroios
Máx: 21,8°C
Mín: 15,8°C

Agora estão 17,1°C e céu pouco nublado, mas parece que se está a formar algum nevoeiro. :)
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,055
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Bom dia,
Por aqui o sol tem reinado desde que nasceu. Estão neste momento 21,1ºC e céu pouco nublado. Hoje a temperatura deverá subir mais, e hoje não há tanto vento como nos dias anteriores. :)
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,220
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boa tarde

Ontem, dia agradável, vento q.b., ideal para passeios no campo (naquele que ainda resta por aqui, encaixado entre urbanizações e auto-estradas :unsure:)

Hoje continuou a circulação de Sudoeste em altitude, voltou a aparecer halo solar 22º quando o céu se toldou de cirrostratus. Nos níveis baixos o fluxo é de Nordeste, com alguns Cumulus humilis e fractus. A diferença ontem é que não havia nuvens altas e os Cumulus vinham de Sul.

As nuvens altas estão agora a tornar-se mais espessas.
Duas horas atrás estava assim, com 21,0ºC, 60% e vento do quadrante Oeste até 22 Km/h depois de ter estado temporariamente de NE: