guisilva5000
Super Célula
Ainda só 20,6ºC, este vento de SW muda tudo. Sabe bem 

Boas!
Eu juro que não estou a alucinar. Acabei de ouvir um ronco forte e longo na zona de Peniche! Apesar de não se ver nada por aqui...
Tenho estado atenta... Não se ouviu mais nada. Camião não foi, mas avião já me passou pela cabeça que poderá ter sido. O Céu está feio, vento com rajadas.... mas fica por aí. Não se vê nada de trovoadas por aqui. Já me convenci que deva ter sido avião. O que foi veio de cima.Terá sido um avião ou camião pesado em piso agreste... Não é possível ouvir sons de trovoadas a mais de 100 Km. A que estava mais perto era para lá de Ponte de Sôr.
Pipocas no estuário ..."Pipocas" inconsequentes espalhadas, mas na direcção da lezíria os Cumulus congestus avolumam-se mais.
Ontem o Litoral Centro cometeu a proeza de no meio da instabilidade quase geral nas outras regiões, não ter acumulados superiores a 0,1mm no mapa IPMA:
![]()
(contorno da área é aproximado)
Já no dia anterior, 25, a rede IPMA ficou praticamente a zero.
Foi o tal descanso que os modelos tinham prometido para esta zona
A trovoada estava bastante agreste, formou-se uma camada de nuvens baixas que vinham de noroeste, em Coimbra (cidade) não choveu.Célula no aéródromo de Coimbra, acumulado disparou sob o eco vermelho/roxo! (Na verdade nas imagens de radar o eco nem chegou a roxo, intensidades foram portanto maiores mais a sudoest).
39 mm em 1 hora; 14,5mm em 10 minutos!
Actualização: 41,1 mm até às 16:00.
![]()
Pessoal da zona![]()