Seguimento Litoral Centro - Maio 2023

Finalmente mudança de tempo,

vistas entre Algés e Santo Amaro

url=https://postimages.org/]
IMG-20230522-190640.jpg
[/url]

Boas,

Ontem eu e o @criz0r registámos 113 km/h no monte do silêncio (cota 254 mts), monte super exposto proximo da Barragem da Mula.
Tivemos velocidades médias de 80 km/h. Outro mundo.
Vamos continuar a monitorizar aquele sitio, para terem noção o windchill foi aos 7,8ºC.
@Vitor TT tens de ir aquele sitio fazer registos , embora seja muito perigoso.
Parece-me que os teus valores estão um pouco aquém da realidade, ontem esteve agressivo.
Ir ao monte do silêncio ?, tenho de saber onde é :thumbsup:

efectivamente também penso que os valores estão um pouco abaixo do real, mas no entanto o que senti até nem foi muito agressivo comparando com outras alturas, quando medi 80 - 90 km/h

Única descarga registada hoje em vídeo, da trovoada de Alcochete/Montijo, vista da Póvoa de Santa Iria mas sem condições de visibilidade.
Descarga múltipla entre nuvens sobre o estuário (Mouchão do Lombo), distância cerca de 7 Km.
RprU4uC.png

Vídeo 4K de Cristina Bastos, velocidade reduzida para 20% (1 seg. = 5 seg.). Ver em ecrã completo, o detalhe dos raios é muito fino.

8tTd6rn.jpg
zT3q6nY.jpg
j0orMoQ.jpg
VZ8j7YY.jpg
ZyYr6iX.jpg
DfHiVKJ.jpg

E fica aqui o mapa IPMA dos acumulados de ontem 22 na RLC.
Penacova e Alcochete com os maiores valores.
Distribuição irregular como é natural nestas situações de trovoadas dispersas.
A faixa costeira a ficar quase de fora do evento.
yObymGR.png

Juntando os dados da CLIMA.AML

Setúbal: 10,4 mm
Barreiro: 2,4 mm
Quinta do Conde: 9,8 mm
Montijo: 5,2 mm

Boa tarde!
Nota-se bem que as células estão com mais pujança que ontem. Há mais energia hoje. Mais logo deve chegar alguma coisa mais "decente" aqui para Lisboa. Veremos.

Isto vai ser interessante, um verdadeiro enxame de células ao ataque da Região Centro, atravessaram a fronteira cerca do meio dia e não param de crescer e multiplicar-se :scared:

:D
SfP4IvV.png
WESpjRz.png

Última edição: