Seguimento Litoral Centro - Maio 2023

E tudo acalmou agora, sem vestigios da dita cuja...
Chove fraco agora, mas foi estrondoso esta trovoada, muito raras por Lisboa como alguém já aqui disse.
Brutal, sendo que a descarga electrica que aqui aqui muito perto, e que até abanou o predio de 3 andares onde vivo, foi algo de inesquecivel a nivel de som...
Acho que nunca tinha visto a luz de casa a dar sinal na vida, no alentejo onde tenho casa a 30 kms de Coruche isso acontece com frequencia, e até ficarmos sem luz, mas aqui nunca tinha visto tal...
Infelizmente não gravei nada, porque esqueço-me sempre de o fazer, tal é o entusiasmo de estar colada á janela...
Ruas cheias de água, as plantas todas regadas, sem necessidade de eu fazer nada...e que venha outra!!!

registo de queda de granizo no centro de Almada. Relâmpagos a acompanhar.
Já serviu para limpar as ruas:
20230523_180329.webp

Última edição:
Mais estrondos brutais nos Foros de Carrapuções, em Coruche... :trovao:

Lá na zona de casa a coisa também parece estar bonita...

Trovoada brutal em Lisboa, perto das Amoreiras. Chegada com aspecto de supercélula, tons esverdeados e relâmpagos constantes. Depois chuva forte, algum granizo e vários relâmpagos e trovões. Como já disseram, uma trovoada rara em Lisboa.

Por volta das 16h20, era este o aspecto do céu na Cidade Universitária:

20230523_161319.jpg

Já serviu para limpar as ruas:
Ver anexo 5374

Essa zona da Av. Afonso Henriques mete sempre água. As obras deixaram-na com uma espécie de cova no meio, e as sarjetas entupidas também não ajudam. Imagino então a Praça Gil Vicente e a Av. 25 de Abril.

Trovoada brutal em Lisboa, perto das Amoreiras. Chegada com aspecto de supercélula, tons esverdeados e relâmpagos constantes. Depois chuva forte, algum granizo e vários relâmpagos e trovões. Como já disseram, uma trovoada rara em Lisboa.

Por volta das 16h20, era este o aspecto do céu na Cidade Universitária:

Ver anexo 5375
Esse tom esverdeado é por causa da refração do granizo.

Clara shelfcloud, ainda que vista lateralmente aqui, está a descarregar bem neste momento
bee0fadaa2ac495570a72810b2a2f693.jpg

Enviado do meu Redmi Note 9 Pro através do Tapatalk
Outra perspetiva na varanda do McDonalds de Santo Amaro :D

A primeira célula descarregou sem parar por Oeiras, já está segunda passou rés ves, só alguns pingos.

finalmente a luz voltou, os trovões pararam há coisa de 20 25min, o Alto Alentejo está a produzir mais, será que ainda duram?
Acredito que vai mesmo entrar pela noite a dentro. Hoje as condições estão mais propícias a isso do que ontem. Vê-se pelo radar a forma como as células estão pipocar novamente. Veremos.