Seguimento Litoral Centro - Maio 2023

Desculpem não ter relatado, mas está tudo em videos e fotos. Não sei o que apanhei mas a preocupação no momento era conseguir ver a estrada, salvar o carro, etc. Desisti de ir logo ao Parque das Nações pois percebi que devia haver inundações. Preferi ir para um lugar alto mas não havia grande escolha e o trânsito estava caótico. Fiquei logo na Encarnação onde apanhei alguns estouros que nem pareciam trovões. Praticamente vim debaixo do eco vermelho desde a Póvoa, na A1, também tinha desistido do IC2. O Parque das Nações está agora calmo. Chuva fraca das bigornas continua. Muitos lençóis de água e ramos partidos. Tive que arredar alguns para passar com o carro. Continua a chuva fraca das bigornas. Arrefece neste momento.

Última edição:
Pode ser que sim. Ainda há bastante energia acumulada no interior. O que nos afetar terá de vir daquele aglomerado por cima de Gavião.

Sim, esta célula claramente vinha já moribunda. Salva-se a chuva fraca e a temperatura mais fresca.

Atrás desta é que parece vir realmente o 3º assalto, pelo menos através do satélite podem ver-se novas células a nascer vindo nesta direção.

Chuva fraca uma treta... Chove de forma intensa neste momento aqui na Área de Serviço de Palmela (de novo), ainda que sem trovoada. :rain:

Está bem que não é como vi em Coruche, onde a própria Net falhou e tive de ir embora dali, mas já vi que as expectativas nalguns dos membros estão demasiado elevadas... ;)

Movimento para SW.

20230523_194620.webp

Sim, esta célula claramente vinha já moribunda. Salva-se a chuva fraca e a temperatura mais fresca.

Atrás desta é que parece vir realmente o 3º assalto, pelo menos através do satélite podem ver-se novas células a nascer vindo nesta direção.
Já estou em casa. Venha de lá essa trovoada

Boa noite a todos.

Já vi vários episódios de instabilidade ao longo da vida, mas este foi de facto surreal.

Resumidamente, absolutamente assustador o barulho do granizo/saraiva a bater nos telhados ao longe na cidade. O resultado disto traduziu-se em alguma destruição das minha culturas e ocorrência de inundações rápidas nas zonas mais baixas da freguesia.

-> 12.0mm (Provisório);
-> Rain Rate máximo de 210 mm/h;
-> Rajada máxima de 51km/h;
-> Queda da temperatura dos 20.1ºC para os 14.9ºC após a passagem da Supercélula;

Se o tempo o permitir, postarei algumas fotos/vídeos deste evento mais ao final da noite.