Seguimento Litoral Centro - Maio 2025

30.7ºC e algumas nuvens
Primeiros "trintas" de Maio, no Litoral Centro!

Temp-RLC_20250517-Coruche.webp

Isso é sul, já o tenho dito, que essas localidades faziam mais sentido estar no seguimento sul.
Há aspectos administrativos e de geografia, é um facto que em situações muito frequentes as condições em Coruche são resultado directo das condições na AML e Vale do Tejo. Não há uma barreira entre o Tejo e Coruche, é tudo plano até lá, só depois para Leste é que os relevos começam a actuar. Por experiência própria e observação quotidiana sigo aqui da própria janela e observo o que estará a acontecer naquela zona da lezíria, contígua à margem esquerda do rio e estuário. Terá sido ainda a intenção de não dividir o distrito de Santarém, como aconteceu para o distrito de Setúbal mas aí já há uma separação física com consequências directas nos estados de tempo, a norte e a sul do estuário do Sado, por influência dos relevos associados à Arrábida.

Máxima em Coruche hoje foi de 32,2ºC, não sendo possível identificar o instante exacto em que foi atingida, mas terá sido à volta das 14h30. Desde que a temperatura passou dos 30,0ºC, às 13h30, teve pelo menos quatro oscilações e picos de temperatura, descendo até por vezes abaixo dos 30ºC. A última oscilação terminou cerca das 17h20, hora a que teve o último registo acima dos trinta, 30,3ºC.
A previsão do IPMA apontava para um valor arredondado de 30ªC, falhou por cerca de pelo menos 1,8ºC.

Por outro lado, para Lisboa/Ajuda, por exemplo, a previsão falhou ao contrário: tinha 28ºC previstos, só chegou aos 25,4ºC e apenas cerca das 16h50. Em Lisboa Geofísico, que também tinha 28ºC previstos, a diferença já não foi tão grande, chegou aos 26,6ºC logo à volta das 14h50.

Já Rio Maior bateu em cheio na previsão de 29ºC, atingiu os 28,9ºC pelas 14h50 também.

No distrito de Leiria, Alcobaça bateu com 29,3ºC a previsão de 28ºC; Leiria tinha previsão de 29ºC mas, sem certeza de o valor de 28,1ºC no aeródromo representar a zona alvo dessa previsão, não terá chegado lá.

A estação de Setúbal da rede Clima.AML chegou aos 25,7ºC entre as 17h00 e as 17h30. A previsão IPMA para a cidade era de 27ºC.

As EMA de Coimbra, para uma previsão genérica de 28ºC, chegaram aos 29,8ºC no Observatório.

Edição: corrigi o nome do aeródromo de Leiria, não é Valdonas que esse é o nome do aeródromo de Tomar

Última edição:
(...)
No distrito de Leiria, Alcobaça bateu com 29,3ºC a previsão de 28ºC; Leiria tinha previsão de 29ºC mas, sem certeza de o valor de 28,1ºC no aeródromo (Valdonas) representar a zona alvo dessa previsão, não terá chegado lá.
(...)
No site do IPMA, nas observações horárias, às 15H, a estação de Tomar(Valdonas) registou +29,8°C!

Há aspectos administrativos e de geografia, é um facto que em situações muito frequentes as condições em Coruche são resultado directo das condições na AML e Vale do Tejo. Não há uma barreira entre o Tejo e Coruche, é tudo plano até lá, só depois para Leste é que os relevos começam a actuar. Por experiência própria e observação quotidiana sigo aqui da própria janela e observo o que estará a acontecer naquela zona da lezíria, contígua à margem esquerda do rio e estuário. Terá sido ainda a intenção de não dividir o distrito de Santarém, como aconteceu para o distrito de Setúbal mas aí já há uma separação física com consequências directas nos estados de tempo, a norte e a sul do estuário do Sado, por influência dos relevos associados à Arrábida.

concordo, eu sendo do concelho de Coruche muito sinceramente sinto mais próximo do Litoral Centro do que propriamente do Sul, então sendo da Fajarda, que fica na zona mais oeste do concelho, mais próximo me sinto ainda, há uma diferença por exemplo aqui Fajarda comparado ao Couço do outro lado do concelho já quase em Mora, eu sinto me muito mais ligado ao Tejo, Santarém, Lisboa, toda essa área do que propriamente a Évora por exemplo, em termos de clima Coruche é extremos sim, verão muito calor como Alentejo, e inverno sempre tem negativos das inversões, mas no seguimento consigo fazer melhor acompanhamento para este lado do que para o "Sul" e mesmo em termos de geografia há diferença, quem fizer a estrada que liga Montemor o Novo a Coruche percebe perfeitamente que a partir de Lavre (zona norte do concelho de Montemor), tudo começa a mudar, geografia vegetação nortada, ect, se agora mudassem meu concelho para o seguimento do Sul ia me sentir muito deslocado do restantes

fazer um pouco seguimento esqueci dizer que a máxima foi de 31.6ºC, agora está 14.8ºC

Está neste momento muita chuva ao largo da costa, mas a dorsal anticiclónica faz com que quase nada chegue ao litoral, para já. :rain: :shocking:
VX1Wosrh.png