Seguimento Litoral Centro - Maio 2025

máxima de 39.4ºC
minima de 13.1ºC
atual 36ºC
EMA de Coruche já retomou a comunicação das observações: passou peloc 39,9ºC cerca das 14:00 utc.
Temperatura actual nos 36,6ºC.
À hora desses 36ºC na Fajarda estava ainda a descer dos 38ºC para os 37ºC. Fajarda talvez um pouco menos quente do que a localização da EMA, portanto.

A essa hora, o radar mostrava uma linha de ruído (não é precipitação, o céu está limpo) que avançava para o interior e que deve estar relacionada com a causa da descida da temperatura de mais de 2ºC em cerca de 40 minutos.

Rad_RLC_20250529-1530.webp
.

Coruche tem o recorde das máximas hoje até ao momento no continente, por comparação com as EMA disponíveis, bateu todas as estações do Sul e interior, incluindo as da rede Meteo Alentejo.

Última edição:
Boa tarde,

Por aqui, ao contrário do dia de ontem, o vento de oeste tem feito com que a temperatura seja mais amena. A máxima hoje foi de apenas 30,7ºC, contrastando com os 31,5ºC de ontem. Esta situação, no entanto, deverá reverter-se, e amanhã e sábado deverão ser dias bem mais quentes... :calor:

Continua muito quente, no entanto. Neste momento a temperatura encontra-se nos 28,5ºC. :hehe:

• Gosto
Reactions: meko60 e StormRic
Peço desde já desculpa se este meu post possa porventura parecer disparatado, mas alguém aqui da zona de Almada ou arredores também está a sentir um intenso cheiro a eucalipto? Está a soprar uma brisa morna de Sul ou Sudoeste e tenho a casa neste momento toda ela a cheirar a eucalipto. :)

Peço desde já desculpa se este meu post possa porventura parecer disparatado, mas alguém aqui da zona de Almada ou arredores também está a sentir um intenso cheiro a eucalipto? Está a soprar uma brisa morna de Sul ou Sudoeste e tenho a casa neste momento toda ela a cheirar a eucalipto. :)
Interessante, o vento nessa zona está fraco, em geral de sul ou sudoeste, estará talvez a trazer ar marítimo que passou por uma plantação de eucalipto.
Desde que o cheiro não seja a eucalipto queimado, parece-me normal nestas situações de calor.

Boa noite.
Aqui não cheira a eucalipto talvez por o vento ser quase nulo e do quadrante WSW. Hoje está ligeiramente mais fresco a esta hora relativamente a ontem, estão 23,2ºC com 66% de HR. Os extremos do dia foram: Máx. 33,7ºC, Mín. 19,2ºC.