Impressionante a chuva que tem caído desde a madrugada. É um perigo conduzir assim, estradas cheias de lençóis de água e ruas que mais parecem cascatas. O acumulado segue nos 26,7mm, valor diário recorde da minha estação e assim promete continuar.
E a chuva não tem dado tréguas, a estradas rurais estão todas intransitáveis, porque os ribeiros já galgaram as margens e levam uma forte corrente, capaz até de arrastar um carro. Sigo neste momento com aguaceiros fracos. De salientar que esta cheia, já é maior do que em 2014.
Não tenho quaisquer ferramentas de edição aqui. Alguém que, por favor, faça um GIF das últimas imagens de satélite aqui https://en.sat24.com/HD/en/sp/visual Parece que há uma certa rotação numa célula (toda a célula em si), bem visível no satélite. Vejam a animação com a velocidade de 4 vezes e reparem na zona a partir do Oeste de Setúbal, no mar, toda para baixo. É frustrante não conseguir explicar bem o que vejo mas por favor alguém que faça um GIF nestas últimas imagens de satélite visíveis HD para que eu possa explicar quando tiver possibilidade, se possível com zoom na zona que referi
Aqui continua a chover bem mas sem ser torrencial, acumulados até agora 20,4mm 14,7ºC Estação online 24h: https://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=IPORTUGA10#history
O meu terreno, está assim neste momento, e os aguaceiros moderados a fortes continuam. Estas valas são afluentes do Rio Alviela.
Aqui, frame das 11:25h - retrocedam nas imagens e voltem a colocar play (no link da minha ultima mensagem). Posso estar a ver coisas onde não existem mas esta zona chamou-me a atenção. Reparem em toda aquela zona e se necessário façam a animação por vocês mesmos várias vezes a ver se alguém percebe o que eu quis dzer.
Já fiz replay várias vezes e não vejo qualquer rotação... ______ Os solos estão saturadíssimos de água. Chove fraco a moderado.
Acesso à ponte D. Luís condicionado devido a deslizamento de terras A circulação no acesso à ponte D. Luís, que liga Santarém a Almeirim, está condicionado do lado da Ribeira de Santarém devido a um deslizamento de terras. Os Bombeiros Municipais de Santarém já estiveram no local a efetuar o corte de uma árvore, estando-se neste momento a proceder à limpeza da via. A circulação naquele local da EN 114 faz-se de forma alternada. http://www.rederegional.com/index.p...-condicionado-devido-a-deslizamento-de-terras
Chuva agora acalmou mas vem lá mais um round! Fui dar uma volta de carro na zona não há dúvidas que os terrenos atingiram a saturação, campos alagados, outros mesmo submersos como há muitos anos não via! As estradas estão perigosas muitos lençóis de água e algumas valas começam a transbordar para as estradas. Um regalo para a vista depois de tantos meses de seca!