Seguimento Litoral Centro - Março 2018

Brites

Cumulus
Registo
10 Jan 2010
Mensagens
202
Local
Pombal, Leiria
A Félix aproxima-se da Galiza. O contraste das massas de ar é notável. Logo atrás da linha de instabilidade que acabou de passar, note-se a estreita faixa de subsidência de ar estratosférico (laranja/vermelho) que limpou o céu quase totalmente a seguir à referida linha:

VkIFZNm.jpg


A análise sinóptica das 18h, mais próxima da hora daquela imagem, assinala a espiral da oclusão enrolada em torno do centro 969 hPa (valor de pressão pouco frequente a esta distância do litoral oeste da península) e uma nova linha de instabilidade que precede a chegada da oclusão ao litoral norte. Não sei dizer o que atingirá o litoral centro, a última linha atingiu com mais intensidade a região do Alentejo. O Oeste foi relativamente poupado.

OoKUspy.gif

F7zG5rt.jpg
Obrigado pelo esclarecimento
Vamos ter fé aqui no centro litoral
 


Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Ponte D. Amélia cortada ao trânsito devido a dúvidas sobre o estado dos pilares

A falta de informação técnica rigorosa sobre o atual estado dos pilares da Ponte Rainha D. Amélia, que liga os concelhos de Cartaxo e Salvaterra de Magos, levou as duas autarquias a decidirem suspender totalmente o trânsito rodoviário naquela travessia do Rio Tejo.

A confirmação foi dada ao nosso jornal pelo presidente da Câmara do Cartaxo, Pedro Magalhães Ribeiro que diz que se trata de uma medida preventiva mas que se vai manter até se conhecerem as conclusões do relatório encomendado pelas Infraestruturas de Portugal.

http://www.rederegional.com/index.p...o-devido-a-duvidas-sobre-o-estado-dos-pilares
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
O AA (antes era mais anti-ciclone dos Açores mas agora é anti-ciclone de Almada :disgust:) continua em grande por aqui. Ou a pressão está nos 1040 milibares ou valha-me Deus que azar NÃO FALTA.

Boa linha de instabilidade que se formou e passou desde Setúbal por tudo o que estava a Sul (e ainda bem, precisamos de toda a água que possa contribuir pelo menos para amenizar a nossa situação), e agora outra a entrar em terra que, pelo que parece, percorrerá todo o Norte até cá abaixo a Lisboa.

A única chuva que a zona da grande Lisboa e margem Sul está a ter é uma chuva de vento. A depressão tem inteligência artificial, só pode. Se tivesse livro de reclamações já lá tinha a minha queixa. :p
 

tucha

Nimbostratus
Registo
29 Abr 2011
Mensagens
695
Local
Alfragide e Olivais Norte
O AA (antes era mais anti-ciclone dos Açores mas agora é anti-ciclone de Almada :disgust:) continua em grande por aqui. Ou a pressão está nos 1040 milibares ou valha-me Deus que azar NÃO FALTA.

Boa linha de instabilidade que se formou e passou desde Setúbal por tudo o que estava a Sul (e ainda bem, precisamos de toda a água que possa contribuir pelo menos para amenizar a nossa situação), e agora outra a entrar em terra que, pelo que parece, percorrerá todo o Norte até cá abaixo a Lisboa.

A única chuva que a zona da grande Lisboa e margem Sul está a ter é uma chuva de vento. A depressão tem inteligência artificial, só pode. Se tivesse livro de reclamações já lá tinha a minha queixa. :p
Confirma-se, aqui por Lisboa nada de momento, uma rajada muito de vez em quando e nada mais, tudo mais que calmo...
Aliás hoje aqui pela zona onde vivo choveu apenas uma vez durante todo o dia, e por breves minutos e muito pouco intensa...
Já estou a ver que não nos vai calhar nada esta noite...
Foi giro foi ver ontem o sr do telejornal à noite dizer que à meia noite de ontem chegava o Félix...devia de ter vergonha, não percebe nada disto e a induzir o país todo em erro...e ainda por cima em algo que poderia ser grave...
Enfim...neste momento por aqui nem vento, nem chuva nem nada...uma noite perfeitamente normal, calmissima.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Por aqui nada a apontar até ao momento, pois já não chove desde a hora de almoço, e foi apenas uns aguaceiros que mal molharam o chão, e o vento até já está bem mais fraco do que esteve durante esta tarde.
Parece-me é que está mais frio, em relação aos dias anteriores.
Esta tarde fui espreitar aqui as valas e ribeiros da zona, e já estão bem mais fracos, correndo já todos dentro do seu leito.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
A lagoa que falei ontem formada no Guincho. Excelente foto, percebe se bem a magnitude do evento. A ribeira do Guincho corre sempre pouca agua pois atravessa uma zona cársica, mas nestes dias era impossível acontecer foi tudo a eito.Esta enchente acontece pois as nortadas aumentam muita o desnivel do areal, água não corre para mar fica retida naquela área plana.

 
Última edição:

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Há uma zona abrangendo Lisboa, a Região Oeste e parte da península de Setúbal que parece escapar à passagem das células das linhas de instabilidade, por enquanto:

Imagem de satélite mostra que esta acalmia pela RLC poderá ser temporária:

Mas é que É BOM que seja temporária. Senão o Félix é corrido a pontapé daqui. :lmao:

Bem, o vento por aqui continua a tentar abrir-me as portas e janelas. Algo lá em cima na clarabóia já se partiu há pouco. :unsure: