Seguimento Litoral Centro - Março 2018

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Bom dia

Manhã amena e solarenga com algumas nuvens.
O acumulado mensal vai nos 81,2 mm.

T. Atual: 16,1ºC
HR: 58%
Vento fraco de SW 2,2 Km/h
 


DFilipe

Cirrus
Registo
13 Out 2017
Mensagens
5
Local
Palmela
Bom dia,
Vi pessoal a comentar a trovoada na madrugada deste último domingo, principalmente aqui pela margem sul/área da grande lisboa. Eu sou de Palmela, e tivemos por cá um estoiro enorme. 27 anos de vida e nunca apanhei um cagaço destes. Não caiu muito longe da minha casa, mas pareceu-me ainda assim muito mais potente que o normal. Retirei um print das descargas eléctricas no site do ipma para mostrar o menino que lá ficou assinalado, e para ver se me poderiam esclarecer aqui uma dúvida.
Na imagem em anexo, a dita descarga está assinalada na localidade de Quinta do Anjo. No entanto, a mesma "caiu" na vila de Palmela, tendo até provocado alguns estragos na Igreja. A dúvida é: É algum erro na detecção e deve ser dada alguma margem? É assinalada onde se forma mas não onde cai? (da zona onde está assinalada até à vila são cerca de 2 a 3 km em linha recta)

J3UAet.jpg
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Bom dia,
Vi pessoal a comentar a trovoada na madrugada deste último domingo, principalmente aqui pela margem sul/área da grande lisboa. Eu sou de Palmela, e tivemos por cá um estoiro enorme. 27 anos de vida e nunca apanhei um cagaço destes. Não caiu muito longe da minha casa, mas pareceu-me ainda assim muito mais potente que o normal. Retirei um print das descargas eléctricas no site do ipma para mostrar o menino que lá ficou assinalado, e para ver se me poderiam esclarecer aqui uma dúvida.
Na imagem em anexo, a dita descarga está assinalada na localidade de Quinta do Anjo. No entanto, a mesma "caiu" na vila de Palmela, tendo até provocado alguns estragos na Igreja. A dúvida é: É algum erro na detecção e deve ser dada alguma margem? É assinalada onde se forma mas não onde cai? (da zona onde está assinalada até à vila são cerca de 2 a 3 km em linha recta)

J3UAet.jpg
Boa tarde! Terá sido mesmo essa descarga?
Eu tirei prints screens das descargas e existe uma mais a este e coincide com Palmela, verifica o mapa e a imagem que coloco e vê se não será a descarga negativa mais à direita.
Também nem todas as descargas ocorridas são registadas pelos detectores de Trovoada do IPMA, nem pela rede amadora Blitzortung.

MlDjkmY.png


xiaZ7Pb.png
 

DFilipe

Cirrus
Registo
13 Out 2017
Mensagens
5
Local
Palmela
Quando a essa descarga de madrugada de Domingo não dei por nada aqui em Setúbal, mas tenho um sono pesado :lol:

E devia estar mesmo pesado a essa hora porque acredite amigo, foi cá uma bomba... de qualquer forma penso que isolada, enquanto me mantive acordado já não dei por mais.

Boa tarde! Terá sido mesmo essa descarga?
Eu tirei prints screens das descargas e existe uma mais a este e coincide com Palmela, verifica o mapa e a imagem que coloco e vê se não será a descarga negativa mais à direita.
Também nem todas as descargas ocorridas são registadas pelos detectores de Trovoada do IPMA, nem pela rede amadora Blitzortung.

Pelo que verifiquei na altura, a negativa não coincidia com a hora a que ouvimos a bomba. A única coincidente seria mesmo essa da Quinta do Anjo. Também comparei com outras descargas assinaladas, e nenhuma se aproximava um pouco que fosse dos 177 kA deste do qual "suspeito".

Entretanto já tive confirmação que um quadro eléctrico ficou torrado e algumas paredes de um edifício contíguo à Igreja precisam de uns arranjos eheh...
Foi um cagaço enorme.