Seguimento Litoral Centro - Março 2020

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,694
Local
Loures
Que vista fantástica para leste há pouco :w00t: Daqui a pouco já passo as fotos para o computador e coloco-as aqui.

Entretanto o céu por aqui já abriu um pouco e tivemos uns minutos de Sol, que já se escondeu novamente.

Aqui ficam as ditas, depois de muito batalhar com o computador :p Ainda estou a tratar de uns vídeos que quando estiverem prontos irei partilhá-los aqui também.

O cenário quando estas fotografias foram tiradas era magnífico. Uma enorme escuridão ao longe, para leste, mas com algumas nuvens iluminadas pelo Sol, originando um contraste fantástico. Tentei reproduzir o melhor que pude o cenário tal como era ao vivo.


IMG_8995-HDR-Pano
by duarthe_sousa, no Flickr


IMG_8995-HDR-Pano-2
by duarthe_sousa, no Flickr

Aqui já sem o Sol a bater nos prédios (panorâmica de 3 fotografias verticais).


IMG_9030-HDR-Pano
by duarthe_sousa, no Flickr
 


Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,694
Local
Loures
Algo que me chamou bastante à atenção foi esta "chaminé". Não me parece que seja fumo, parece mesmo que a nuvem se estava a formar ali a muito baixa altitude.

O vídeo foi acelerado a 400% para se perceber melhor, mas a velocidade a que o fenómeno ocorria era bastante rápido, rápido o suficiente para eu notar à vista desarmada e a uma distância considerável.

 

Mammatus

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2019
Mensagens
1,122
Local
Barreiro (actual) / Lisboa
Boa noite,

Dia de Equinócio da Primavera com condições meteorológicas completamente distintas das que tivemos nos últimos tempos.

Manhã e parte da tarde com alguma chuva rendeu um acumulado 5.33 mm, nada mau tendo em conta os registos obtidos nas redondezas. Boas abertas ao final do dia nomeadamente no quadrante oeste, em contraposição ao quadrante oposto completamente escuro como breu.

A máxima deu um belo tombo como seria expectável, 15.7ºC, sendo registada após as 18h.

Sigo com céu pouco nublado, vento fraco de WSW, e 12,3ºC (a mínima será feita até à meia noite).

EDIT: mínima de 11.3ºC


#Corona #BeSafe
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Algo que me chamou bastante à atenção foi esta "chaminé". Não me parece que seja fumo, parece mesmo que a nuvem se estava a formar ali a muito baixa altitude.

O vídeo foi acelerado a 400% para se perceber melhor, mas a velocidade a que o fenómeno ocorria era bastante rápido, rápido o suficiente para eu notar à vista desarmada e a uma distância considerável.

Qual é hora/minuto desta filmagem? Isto foi perto da Póvoa onde eu estava, observei algumas vezes turbulência suficiente para corresponder a isto. Tenho várias filmagens.
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e joselamego

Mammatus

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2019
Mensagens
1,122
Local
Barreiro (actual) / Lisboa
acumulado final do dia foi 26.8mm :D
tudo tranquilo agora e 6.7ºC

Saiu-te a lotaria de madrugada, diga-se em abono da verdade. :D

____________________

Acabou de cair um aguaceiro fraco, mas deu para acumular as primeiras décimas de milímetro do dia, 0.25mm. :lol:

Alguns aguaceiros a caminho vindos de SW.

radar_arquivo_20200321_0035.png
 

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,310
Local
Fajarda - Coruche(57m)
Saiu-te a lotaria de madrugada, diga-se em abono da verdade. :D

____________________

Acabou de cair um aguaceiro fraco, mas deu para acumular as primeiras décimas de milímetro do dia, 0.25mm. :lol:

Alguns aguaceiros a caminho vindos de SW.

radar_arquivo_20200321_0035.png

pois foi, a madrugada ajudou a maior parte, onde tudo começou logo com trovoadas, nasceram todas aqui no sul do ribatejo, desde a 1ª trovoada que nasceu que tive a acumular


entretanto temperatura já vai subindo 7.5ºC, chegou aos 5.9ºC, provavelmente devido à aproximação dos aguaceiros
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
O primeiro dia de Primavera é a volta do Inverno, ou quase.

Três time-lapse em 4K.
Logo após a passagem da frente fria, fluxo nos níveis médio e alto, de Sul, vista na Póvoa de Santa Iria, ainda com alguns pingos de chuva fraca:


Vista Norte/Zenital. Imediato pós-frontal com turbulência na base de células pouco volumosas, vários ventos cruzados e turbilhões, sem precipitação:


Final do dia, massa de ar fria pós-frontal a empurrar os restos da frente. Fluxos opostos nos níveis baixo e médio/alto. Vista NNW no miradouro da Salvação (Santa Iria):


E agora está assim, com a frente fria enrolada a rodar em torno de si mesma e convertendo um troço a norte em frente quente. Retorno do ar tropical ? :intrigante:
JZHlOZk.jpg


lQurPCO.jpg


14zWeiR.jpg
 
Última edição: