Seguimento Litoral Centro - Março 2021

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Montijo, agora:
Está bastante abafado.
f4a396a5bf35a76a9d52973d37c97c94.jpg

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Boa tarde

A "poeirada" é geral, se chove é lama, mas a maior parte da precipitação é nos níveis médios e alto, não chega ao solo (virga).
A dissipação dos ecos de radar tem sido uma constante desde ontem:

Mínima de 13,0ºC das 6h20 às 7h05, máxima 23,6ºC das 16h40 ás 16h50.

Vento de Nordeste, praticamente em calma durante todo o dia, de vez em quando há umas "rajadas" até 8-10 Km/h.

A diferença para os dias anteriores é, claramente, a subida do ponto de orvalho, hoje variou entre 7,4ºC e 12,3ºC, levando a HR a subir um pouco também, entre os 73% das 9h00 às 9h25 e 48% pelas 16h30.

A proliferação de mosquitos e outros insectos alados continua quase aterrorizante, em pequenos passeios por mata aqui perto chega-se a ter o vestuário coberto por dezenas de mosquitos (!) e os repelentes de pouco valem.
Pela minha experiência de várias dezenas de anos, nunca vivi tal fenómeno pela região nem outras áreas do continente, e ainda para mais durante o Inverno (isto já dura há meses, mas agora com o despontar da Primavera piorou).

Os carros estavam sujos de lama durante a manhã, deve ter sido algum aguaceiro disperso que por aqui passou de madrugada

pelos vistos caiu uns pingos de manhã porque os carros estão todos sujos

Terá sido a partir das 7h talvez:

rGWFn5k.jpg

Última edição:
A proliferação de mosquitos e outros insectos alados continua quase aterrorizante, em pequenos passeios por mata aqui perto chega-se a ter o vestuário coberto por dezenas de mosquitos (!) e os repelentes de pouco valem.
Pela minha experiência de várias dezenas de anos, nunca vivi tal fenómeno pela região nem outras áreas do continente, e ainda para mais durante o Inverno (isto já dura há meses, mas agora com o despontar da Primavera piorou).
Por aqui tem sido igual, ao passar por certos sítios até faz impressão, tal é a quantidade de mosquitos que nos rodeia. Se já está assim agora, nem quero imaginar no verão. :wacko:

Também tenho notado um claro excesso de mosquitos. Não me lembro de ver tanto sanguinário em tanta quantidade pela zona e ainda por cima tão cedo no ano. :facepalm:

Bem, hoje foi mais um dia quente como os anteriores mas com um tempo bastante estranho. Esteve céu nublado, um tempo típico de trovoada (muito calmo e quase sem vento), muito abafado e com maior humidade relativa que em dias anteriores e muita poeira, tanto que por vezes o ar até cheirava a barro. De manhã também notei que os carros estavam todos cheios de lama por cima, o que indica que caiu alguma coisa pela noite, embora nem sequer tenha registado nada na estação meteorológica. Estranho... :intrigante:
Para tornar a coisa ainda mais esquisita, sobretudo para o mês em questão, por volta das oito da noite a temperatura ainda rondava os 20°C e, a esta hora, ainda está nos 17,2°C (e o céu continua nublado). Estas seriam temperaturas normalíssimas em maio ou junho, mas a questão é que hoje é dia 29 de março... Nos próximos dias, a temperatura deverá subir para valores próximos a 30°C e amanhã deverei superar a máxima anual. :calor:

Charneca de Caparica
Máx: 23,7°C
Mín: 13,3°C

Quanto à precipitação, março vai acabar como um mês extremamente seco e um total de precipitação de 14,2 mm ou 26% da média mensal. O total do ano hidrológico segue nos 524,4 mm ou 95% da média entre outubro e março. Tendo em conta que março é quase como um mês perdido, será preciso que caiam, pelo menos, 110 mm em abril para que o ano hidrológico fique nos valores médios, o que não me parece lá muito exequível tendo em conta as previsões a longo prazo, mas logo veremos! :rain:

Temperatura estabilizou em 15,7ºC, ponto de orvalho em 9,8ºC, HR 68%.

Vento muito fraco de ENE 2 a 3 Km/h.

Céu encoberto por nuvens médias/altas, sem identificação possível, talvez altostratus/cirrostratus espessos. Lua oculta.

Não há ecos de radar suficientes para esperar precipitação acumulável em alguma estação da RLC nas próximas horas.

Boa tarde

21,9ºC
52%
NNE 3 Km/h

Se ontem o céu ainda apresentava algumas formas e textura nebulosas..

4L0E2m6.jpg

... hoje tem um aspecto absolutamente uniforme, como se o azul tivesse sido substituído por um cinzento metálico ligeiramente amarelado.
A densidade maior das poeiras não está a passar aqui, por enquanto.

Sul, 13h10 utc
AAmPl2r.jpg

SW, 13h10 utc
qgezljm.jpg

WNW, 13h11 utc
LeIjnDg.jpg

ENE, 14h37 utc
jxS58QY.jpg

Boa (será mesmo?) tarde,
Hoje o dia está bera ao nível das poeiras. De facto, se ontem já cheirava a barro, hoje está pior, e é possível olhar para o sol sem ficar com os olhos feridos, tal é a quantidade de pó... Há pouco fui ver o filtro do ventilador e aquilo está com uma capa de grãozinhos por cima. Brutal! :surprise:

A temperatura também está muito abaixo do que se esperava... Estava à espera duns 26°C por estas horas e estão 21,5°C. Claramente o barro está a limitar o aumento das temperaturas, e os modelos sub-estimaram o seu efeito. Amanhã a quantidade de porcaria já deverá ser menor e a temperatura, por isso, deverá aumentar mais. Entretanto parece que no Dia das Mentiras poderemos ter um evento de precipitação resultante da frente que está a afetar hoje os Açores... veremos! :rain: :pray:

Última edição: