dvieira
Nimbostratus
As previsões estão a falhar quanto às temperaturas máximas. Para minha zona era previsto cerca de 20 °C mas agora estão 12,6 °C. O Sol não consegue passar a densa nuvem de poeiras daí estas temperaturas.
Ia dizer o mesmo de Coimbra, previam 20 ºC mas a temperatura até agora mal passou dos 15 ºC... Pela Figueira é semelhante, e está uma ventania dos diabosAs previsões estão a falhar quanto às temperaturas máximas. Para minha zona era previsto cerca de 20 °C mas agora estão 12,6 °C. O Sol não consegue passar a densa nuvem de poeiras daí estas temperaturas.
Que cor incrível, acho que nunca vi nada assim, com um pouco mais de visibilidade,
mais frio que ontem e algum vento,
tiradas do alto de Montemor, com vista panorâmica
( tentei selecionar o WB para tentar corresponder as cores ao que via )
Acredito que esteja a acontecer porque as nuvens altas são muito espessas (estão perto dos -70ºC).Ia dizer o mesmo de Coimbra, previam 20 ºC mas a temperatura até agora mal passou dos 15 ºC... Pela Figueira é semelhante, e está uma ventania dos diabos
Certo, mas é aí que a correção humana deve entrar. Não estou com isto a dizer que era fácil ter adivinhado istoEsta é claramente uma situação em que os modelos "patinam". A densidade de poeiras não será nada bem incorporada nos mesmos, e obviamente falham por excesso (e neste caso muito) a radiação à superfície, e consequentemente as previsões de temperatura máxima.
Será um problema transversal a todos os principais modelos, e claro, assim também a produtos pós-processados.
Em segunda ordem, este problema também se propaga a outras variáveis dependentes do aquecimento do solo, e à convecção, também quase sempre sobrestimada em dias de poeirada.
Hoje é um bom exemplo, e particularmente acentuado o falhanço, dada a magnitude incrível do evento de poeiras.