Seguimento Litoral Centro - Março 2022

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Máxima em principio já feita, 14,5ºC.

Estando o meu prédio praticamente em paralelo com o meridiano N-S, nota-se a léguas que ao nosso "meio-dia" o sol ainda está bem atrasado do seu meridiano. De facto, 50 minutos redondos ainda até ser o real meio-dia. Um pequeno pormenor que se nota, Portugal está de facto no limiar de timezone UTC-1, o litoral está com certeza já dentro dele. Claro que seria muito controverso estabelecer tal timezone para o continente, mas astronomicamente mais correto. Mas se formos por aí, os Açores e a Madeira estão muito mais errados que nós...

Março é o mês com maior crescimento do dia, 1 hora e 15 minutos para Lisboa! (O que é quase nada comparando com certas latitudes mais a norte)

Recentemente apareceu uma nova estação no WU, na Quinta Nova de S. Roque (relativamente perto de minha casa) e parece ter dados minimamente fiáveis (ainda desconfio um pouco da temperatura, mas de resto parece ok).

Tanto hoje como ontem a registar rajadas de vento interessante, a mostrar o vento que se tem feito sentir.

Ontem - 69,8km/h
Hoje - 62,3km/h

Boas,

Vento forte em altitude que se reflecte nos contornos algo "esfarrapados" das nuvens.

20220304-184931.jpg

Ambiente desagradável na rua precisamente devido ao vento. A temperatura deve andar na casa dos 12°C

Chove moderadamente em Sintra desde as 10h.

Depois de apenas chuvisco ou chuva fraca que começou entre as 9h e as 10h, desde as 13h começou a entrar precipitação mais significativa, precisamente pelo litoral de Sintra-Cascais:
AxmzTPF.jpg

78b1WZe.jpg
9mzknih.jpg
nBEhMXO.jpg
xzdbauJ.jpg

Z8LptxY.jpg

A sinóptica não deixa esperar muito mais do que isto, os restos da depressão/cut-off desmantelada correm rapidamente para Sueste, e ao fim do dia já terão saído até do Algarve:

zdz4ioc.gif

Por aqui já deixou de chuviscar, o acumulado de precipitação das estações meteorológicas presentes na rede wunderground aqui mais próximas de mim, marcam uns fantásticos 0,3mm.:facepalm:
Que inveja dos quase 17mm lá para os lados de Colares....

Por aqui já deixou de chuviscar, o acumulado de precipitação das estações meteorológicas presentes na rede wunderground aqui mais próximas de mim, marcam uns fantásticos 0,3mm.:facepalm:
Que inveja dos quase 17mm lá para os lados de Colares....

Acumulados nas estações WU até há minutos atrás, só existem desde a zona de Peniche para sul.

ItaM1NH.jpg

3xhLFQC.jpg

t1AY8TL.jpg

Wg1Mlvc.jpg

Boa tarde,

Manhã marcada por chuva fraca ou chuviscos, que mal acumularam. Até houve alguns períodos com sol a espreitar.
Agora para a tarde, o cenário mudou completamente e finalmente começou a chover com intensidade e de forma persistente na última hora! :)
Acumulado perto dos 5 mm.

Desceu a temperatura! 10,6°C actuais
A máxima foi de 13,6°C

Posso não estar contente com a quantidade de precipitação que está a ocorrer onde resido, mas há 3 fatores positivos hoje,
primeiro vai chuviscando, nada mal,
segundo hoje a temperatura não ronda os +20°C,
e por fim, todo o género de aves pequenas (pardais, pintassilgos, etc...) estão todos felizes com esta chuvita, é ouvi-los piar, chilrear...
É uma das vantagens de não viver num grande aglomerado urbano para podermos apreciar a natureza.;)